Grupo de estudos aborda afetos e emoções sob a perspectiva filosófica

Atividades serão iniciadas em um encontro on-line nesta quinta-feira (17)

Por Ascom Ufal

O grupo de estudos Fenomenologia do Cuidado e dos Afetos, vinculado ao curso de Filosofia, inicia suas atividades no próximo dia 17 de abril, às 14h, por meio da plataforma Meet.

Organizada pelos professores Henrique Cahet e José Roberto da Silva, ambos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o grupo propõe uma investigação filosófica sobre as tonalidades afetivas e as emoções a partir da abordagem fenomenológica, dialogando com diferentes perspectivas.

Para participar, basta se inscrever neste link

“Partindo da análise de Martin Heidegger sobre as tonalidades afetivas (Befindlichkeit), discutiremos também as contribuições de Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty e Hans Jonas; além de nos envolver nas meditações sobre a relação entre emoções, território e formas de vida, de Davi Kopenawa e Ailton Krenak”, informaram os docentes.

O objetivo é compreender como os afetos estruturam a existência e a relação com o mundo, articulando temas como angústia, esperança, melancolia e cuidado. A proposta envolve uma leitura atenta dos textos e a construção de um diálogo interdisciplinar.





Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.