Laboratório da Cidade e do Contemporâneo promove palestra sobre a Palestina

Professora Bárbara Caramuru, da Federal de Santa Catarina (UFSC), conduzirá a palestra no dia 16 de abril

Por Ascom Ufal
- Atualizado em 09/04/2025 18h44
Professora Bárbara Caramuru, da Universidade Federal de Santa Catarina
Professora Bárbara Caramuru, da Universidade Federal de Santa Catarina

O Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (Lacc), vinculado ao Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal, promoverá uma série de palestras sobre temas emergentes para pensar a contemporaneidade e a pesquisa antropológica em suas múltiplas facetas e dimensões.

O Lacc é um coletivo que reúne professores, pesquisadores e estudantes interessados em diferentes fenômenos urbanos contemporâneos, com o propósito de aliar a reflexão teórica à intervenção na realidade social circundante.

A primeira convidada da temporada 2025 é a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bárbara Caramuru, que tem se destacado com uma agenda de investigações sobre a questão da Palestina. A palestra ocorrerá pelo canal do Youtube do ICS, quarta-feira (16), das 17h às 18h30.

Mais sobre a palestra

A questão Palestina: fazer antropológico em tempos de genocídio será o tema da palestra da professora Bárbara Caramuru. Doutora em Antropologia Social, pesquisadora externa do Núcleo de Estudos de Oriente Médio (Neom) e coordenadora do Núcleo de Estudos Palestinos (NEP), atualmente, suas pesquisas têm enfoque em gênero, interseccionalidade e decolonialidades, bem como em processos de autorreconhecimento identitário entre imigrantes e pessoas refugiadas.

“Pensar o fazer etnográfico em meio ao genocídio palestino é um tema essencial para a antropologia. Em meio à ascensão de perspectivas decoloniais e contra coloniais e diálogos sul-sul, rediscutir as formas vigentes de colonialismo e seus impactos na pesquisa acadêmica é urgente”, falou Caramuru.



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.