Campus do Sertão da Ufal celebra 15 anos com música, arte, cultura e literatura
Comemoração reuniu comunidades sertanejas e universitárias na 1ª Mostra Sertão e na 1ª Feira Literária do Sertão, que destacam a identidade regional e o talento local
- Atualizado em

Em uma semana repleta de atividades artísticas, literárias e culturais, o Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) comemorou seus 15 anos de existência com a realização da 1ª Mostra Sertão – Arte e Cultura e da 1ª Feira Literária do Sertão (Flis). Os eventos aconteceram em maio, envolvendo a sede do campus em Delmiro Gouveia e a Unidade Educacional de Santana do Ipanema, com a presença de artistas, escritores, músicos e representantes de comunidades locais.
Para o diretor-geral do Campus do Sertão, Thiago Trindade, a Mostra Sertão e a Flis foram um marco para a Universidade e a região. “Foram mais de 20 apresentações culturais da região, quatro shows e a presença de grandes nomes da literatura atual. Os dois eventos conseguiram reunir uma diversidade de grupos e pessoas para celebrar os 15 anos do Campus do Sertão. Uma celebração de sucesso e com chave de ouro. Um momento de encontros e realização, pois esses eventos estavam programados para acontecerem em 2020 nas comemorações dos 10 anos do campus, mas, devido à papara, tivemos de adiar. Agora, sim, pudemos celebrar os 15 anos em grande estilo, com a participação e o empenho de docentes, servidores técnicos e discentes”, afirmou.
Ao completar: “Agradeço a toda comissão organizadora, em nome da professora Francisca Vasconcelos e do professor Márcio Ferreira, Laila Silva, servidora técnica e coordenadora de Gestão de Pessoas do campus, professora Ana Paula Solina, coordenadora de pesquisa e pós-graduação, professor Júlio Bispo, coordenador de graduação, professora Laíse Lima, coordenadora da Brinquedoteca, e professores Manoel Valquer e Evaldo Mendes, da Unidade de Santana do Ipanema. Em nome dessas pessoas agradeço a toda comissão organizadora. Faço um agradecimento especial aos nossos estudantes e às nossas estudantes que atuaram na monitoria dos eventos. Graças ao apoio e à colaboração de todas essas pessoas foi possível realizarmos os eventos com excelência. Que venha a segunda edição!”.
A iniciativa buscou aproximar a universidade das comunidades sertanejas, promovendo uma integração entre saber acadêmico e cultura popular. “Foi um evento lindo, junto aos fazedores de cultura e arte da região: artesãos, artistas, músicos, atores, autores e poetas. Foi um momento de celebração e partilha dos 15 anos do campus nos sertões de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Sergipe. Há 15 anos estamos fazendo ensino, pesquisa e extensão e esses pilares são perpassados pelos saberes, sabores e fazeres sertanejos”, destacou a professora Francisca Vasconcelos, coordenadora da Mostra Sertão.
Na unidade de Santana do Ipanema houve apresentação de Maculelê, pelo grupo da Comunidade Quilombola Baixio do Tamanduá, discussões sobre o papel da arte na economia local, reunindo representantes da academia e de associações culturais, além de apresentações culturais, exibição de filmes alagoanos, oficinas e feira gastronômica e de artesanato, além de uma sessão de homenagens à escritora Lúcia Nobre e à líder comunitária Dona Ivanete Angelino.
“A Mostra e a Flis foram a oportunidade ímpar de abrir nossas portas para a comunidade externa e de aproximar crianças e jovens à arte e à literatura”, comentou Andréa Brandão, coordenadora da Unidade da Ufal de Santana do Ipanema.
Em Delmiro Gouveia a programação também foi bem diversificada, com o Grupo Armorial de Piranhas, bate-papo com o sociólogo Céu Felipe Dantas Câmara, participação de Avaí, presidente da Fundação Memorial Patativa do Assaré, Banda Filarmônica Santa Cecília, de Água Branca-AL, além de apresentações culturais e literárias. Entre os convidados, o escritor Ricardo Ramos, neto de Graciliano Ramos, e o ex-deputado federal Aldo Arantes, que lançou seu livro Domínio das Mentes: do Golpe Militar à Guerra Cultural.
O público também pôde aproveitar a Flisinha, Feira Literária Infantil, que aconteceu no Shopping da Vila, com atividades de contação de histórias e interação lúdica. A praça de multieventos de Delmiro Gouveia foi o palco principal, que recebeu shows de Nginga Queen, MC Tribo, Flávio Leandro, Lucyele Alves e Gean Ramos Panakararu, além da participação do cantor Izael Francisco, de Paulo Afonso (BA). O espaço também abrigou lançamentos de livros, bate-papos com autores e feira de artesanato e gastronomia.
A coordenação dos dois eventos contou com a participação de professores e técnicos do campus e teve o apoio do Governo de Alagoas, prefeituras locais, Emater, Fapeal, Editora Universitária da Ufal (Edufal) e Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
