Filme de estudantes vence maior mostra de cinema socioambiental

"Cartas à Tia Marcelina", curta-metragem produzido por alunos dos cursos de Dança, Teatro e Jornalismo, conquista prêmio na 14ª Mostra Ecofalante

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em 13/06/2025 17h05
Filme de estudantes vence maior mostra de cinema socioambiental da América do Sul
Filme de estudantes vence maior mostra de cinema socioambiental da América do Sul

Produzido por estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o curta-metragem Cartas à Tia Marcelina foi o grande vencedor da 14ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, considerada a mais importante mostra de produções audiovisuais com temática socioambiental da América do Sul. O filme foi premiado na categoria universitária, após exibição em mais de 40 espaços culturais, entre os dias 29 de maio e 11 de junho,  em São Paulo.

O documentário foi realizado na disciplina eletiva Produção de Imagem e Som, do curso de Teatro Licenciatura do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), sob orientação da professora Ana Flávia Ferraz. A direção e o roteiro são assinados por João Igor Macena, estudante do curso de Dança. Também participam da produção os estudantes Eduarda Sofia, Lucas Espíndola, Lino Messias e Rita Lins, dos cursos de Teatro e Jornalismo.

Inicialmente pensado como trabalho final da disciplina, o projeto ganhou corpo e passou a circular em mostras nacionais e internacionais. A versão final do filme, com 25 minutos, estreou em dezembro de 2024 na Mostra de Filmes do Festival Internacional de Documentário de Melgaço (7º MDOC), em São Paulo. Desde então, o documentário foi contemplado com o edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, e, a partir de fevereiro deste ano, percorreu várias cidades alagoanas.

O filme estreou no estado durante um evento em memória ao trágico episódio histórico de Alagoas, conhecido como A Quebra do Xangô.                             

A produção audiovisual narra a trajetória de Tia Marcelina, uma iyalorixá vítima da intolerância religiosa contra os povos de terreiro em Alagoas, em 1912. A história destaca o papel de Tia Marcelina na luta por liberdade religiosa e preservação da cultura afro-brasileira.

O documentário relaciona o racismo religioso a questões ambientais e territoriais enfrentadas por comunidades tradicionais. O júri da Mostra Ecofalante destacou que o filme “merece reconhecimento por sua abordagem poderosa e multifacetada de temas cruciais. Ele tece com sensibilidade as complexas camadas da intolerância religiosa e do racismo ambiental, questões latentes e urgentes em nossa sociedade hoje”.

Para João Igor Macena, a premiação foi uma surpresa carregada de emoção. "Recebemos a notícia com choque e felicidade, porque não esperávamos o prêmio, diante do nível acirrado da competição. Mas confiávamos na potência, importância e beleza do nosso filme. Essa temática é muito cara e sensível para nós: resgatar a memória e o legado de Tia Marcelina e da história preta de Alagoas, que por muito tempo foi silenciada e negligenciada," celebrou João Igor.

Segundo ele, o filme também se insere no contexto do processo de tombamento da Coleção Perseverança e do movimento de preservação da memória negra em Alagoas. "Esse audiovisual é nossa singela contribuição para informar às novas gerações sobre esse triste episódio da história, mas também sobre a resistência do povo negro. O filme denuncia a intolerância religiosa, mas também exalta a figura transformadora e disruptiva que foi Tia Marcelina," demarca o estudante.

Além do prêmio na Mostra Ecofalante, Cartas à Tia Marcelina foi recentemente selecionado para a Mostra Internacional de Curtas da GallerySPT, em Portugal, que acontece em setembro de 2025. Paralelamente, os estudantes têm promovido exibições gratuitas do documentário em centros culturais, instituições de ensino, cineclubes e terreiros de Alagoas, fortalecendo o compromisso com a difusão do legado de Tia Marcelina e com a valorização da memória e das culturas afro-brasileiras.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.