Professor da Universidade de Stanford realiza palestra na Ufal no dia 14 de julho

Guilherme Lichand apresentará pesquisa inédita sobre educação básica no Brasil e falará sobre oportunidades acadêmicas internacionais

Por Ascom Ufal

O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receberá, no dia 14 de julho, o professor Guilherme Lichand, da Stanford University, instituição sediada na Califórnia, Estados Unidos, e uma das mais prestigiadas do mundo.

O pesquisador realizará uma palestra presencial que une ciência de ponta, dados educacionais e internacionalização acadêmica. O evento é gratuito e ocorrerá no Auditório do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees), localizado no Campus A. C. Simões da Ufal, em Maceió, a partir das 16 horas. É uma oportunidade única para toda a comunidade acadêmica conhecer dados sobre a educação no país.

A atividade terá dois momentos distintos: das 16h às 17h, ocorrerá a apresentação dos resultados da pesquisa Equidade.info. Este primeiro momento é exclusivo para docentes e discentes dos programas de pós-graduação da Ufal. A apresentação trará um breve panorama sobre as pesquisas desenvolvidas sobre as condições da educação básica no Brasil, abordando temas como desigualdades, infraestrutura escolar, percepções de estudantes e professores, além de outros desafios enfrentados pelas escolas públicas brasileiras.

A partir das 17h, o evento se abre também aos estudantes de graduação. Neste segundo momento, o professor Guilherme Lichand abordará as oportunidades de intercâmbio e de ingresso nos programas de doutorado da Stanford University. A fala incluirá informações sobre processos seletivos, bolsas e possibilidades acadêmicas para quem deseja realizar parte de sua formação em uma das universidades mais prestigiadas do mundo.

Professor convidado

Guilherme Lichand é professor da Stanford Graduate School of Education, doutor em Economia Política e Governo pela Universidade de Harvard, e foi reconhecido pela MIT Technology Review como o maior inovador social do Brasil entre jovens empreendedores.

Sua trajetória acadêmica e profissional tem sido marcada por iniciativas que unem ciência de ponta e impacto social, especialmente, no campo da educação.

Pesquisa Equidade.info

O Instituto Equidade.info é uma iniciativa do Lemann Center da Stanford Graduate School of Education. Foi criado com o objetivo de produzir dados de alta qualidade para orientar pesquisas acadêmicas e políticas públicas voltadas para um ensino básico mais equitativo no Brasil.

A pesquisa conduzida pelo instituto é a primeira amostra longitudinal, de alta frequência e representativa do ensino básico brasileiro, abrangendo escolas de todo o território nacional. Tais dados serão apresentados durante a palestra com o professor Lichand.

Conforme Camila Hermida, docente do PPGE da Ufal e professora-supervisora do Instituto Equidade.info, a pesquisa conta, atualmente, com mais de 27 mil estudantes entrevistados em todo o país. Além disso, realiza coletas em alta frequência, oferecendo um pulso rápido e atualizado que contribui, diretamente, para pautar o debate público e apoiar decisões de gestão educacional em tempo real.

“A cada 45 dias, uma nova onda de coleta de dados é realizada nas escolas participantes, permitindo acompanhar de forma dinâmica como as escolas estão enfrentando diversos desafios, como a percepção de violência no ambiente escolar, a qualidade da infraestrutura, a adoção de políticas e programas educacionais, questões raciais, deficiências e transtornos de aprendizagem, vulnerabilidades socioeconômicas, os impactos das mudanças climáticas na educação, entre outros temas”, informa a docente da Ufal.

Ainda segundo a professora, a pesquisa Equidade.info contribui de forma decisiva para o debate público recente e para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências no país. “Aqui em Alagoas, a pesquisa vem sendo aplicada há mais de um ano em escolas selecionadas por amostragem, sob minha supervisão, juntamente com o professor Keuler Hissa, e conta com a dedicação da estudante de Economia, Júlia Oliveira, na execução das coletas. É uma honra fazer parte dessa rede de pesquisa que leva ciência de ponta para dentro das escolas e que apoia, diretamente, a melhoria das políticas educacionais brasileiras”, destaca Camila.

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse o site oficial .

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.