Seminário de Administração Pública terá debates sobre desenvolvimento
O evento será realizado de 21 a 25 de julho, no Campus Arapiraca
- Atualizado em 04/07/2025 13h08

O professor Leonardo Leal, do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), convida toda a comunidade acadêmica e profissionais da área para participarem do Seminário de Administração Pública, que será realizado de 21 a 25 de julho, no auditório do Campus Arapiraca.
O evento terá uma programação diversificada com conferências, palestras e debates que abordarão temas como desenvolvimento sustentável, justiça socioambiental, ação legislativa, comunicação em políticas públicas e inovação na gestão pública. “A entrada é livre, voltada para os alunos do Campus Arapiraca, especialmente do turno da noite, de Administração Pública, Pedagogia e Letras”, convida o professor.
A abertura será na segunda-feira (21/7), com apresentação artística do Palhaço Biribinha (Teófanes Silveira), seguida da saudação do reitor Josealdo Tonholo. A conferência magna da noite será proferida pelo prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, com o tema Arapiraca 100 Anos – Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, sob mediação do próprio professor Leonardo Leal.
Nos dias seguintes, o seminário contará com a participação de palestrantes que atuam em diferentes frentes da administração pública e da sociedade civil. Entre os nomes confirmados estão a vereadora Teca Nelma; a especialista em comunicação, Lorena Monteiro (Wave); a professora Natallya Levino (Ufal); a representante do movimento social, Mayris Nascimento (Nosso Mangue); o presidente da Fapeal, Fábio Guedes; e Mardonio Graça, da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).
A mediação dos debates será feita pelos professores Rodrigo Pereyra, Anderson Araújo, Bruno Setton e Fabiana Araújo. A programação também inclui uma visita técnica à Associação de Agricultores de Arapiraca, marcada para a tarde de quarta-feira (23/07), reforçando a conexão entre teoria e prática no campo da administração pública.
O encerramento, na sexta-feira (25/7), será dedicado à apresentação de experiências institucionais e acadêmicas, com participação do Curso de Administração Pública, Centro Acadêmico Guerreiro Ramos, Grupos e Programas de Pesquisa (Lapa, Lapid, Ites) e do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap).