Ufal e Sociedade conversa sobre o esporte como ferramenta de transformação social

Pedro Balikian, professor do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) é o convidado desta edição do Ufal e Sociedade.

Por Cecília Calado - estagiária de Jornalismo

Na próxima segunda-feira (23), às 11h, o programa Ufal e Sociedade recebe o professor Pedro Balikian, do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE), para destacar o papel do esporte para além da alta performance. Mais do que medalhas e recordes, a prática esportiva se revela uma poderosa ferramenta de inclusão, promoção da saúde e permanência escolar.

Para Balikian, o esporte precisa ser compreendido como um direito e uma necessidade humana. “Não é só sobre competir. O esporte é um meio de integração social, de construção de vínculos, de escolha por uma vida saudável e, inclusive, de envelhecimento com qualidade”, afirma o docente.

Além da atuação como professor, Pedro Balikian também coordena a KAIROS, uma plataforma que usa tecnologia para melhorar a saúde e o desempenho de atletas. A proposta é simples: com a ajuda da inteligência artificial, a KAIROS analisa dados do corpo humano para prever possíveis lesões, entender melhor o rendimento de cada pessoa e ajudar na criação de treinos personalizados - inclusive para atletas com deficiência.

Durante o programa, o professor também compartilha os avanços e desafios das políticas públicas voltadas ao paradesporto em Alagoas. Uma das propostas em pauta é a criação de uma federação estadual de paradesporto, com o objetivo de articular ações junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro e ampliar as oportunidades de formação, capacitação e participação de pessoas com deficiência.

“Só é possível formar atletas paralímpicos se houver políticas de base, que incluam desde cedo a criança com deficiência no ambiente esportivo. O esporte é essencial para o desenvolvimento integral e deve ser acessível a todos”, reforça Balikian.

A conversa também aborda a importância da atividade física na prevenção de doenças, especialmente as cardiovasculares, e destaca a necessidade de um cuidado multidisciplinar para garantir que a prática esportiva contribua de fato para a longevidade e o bem-estar - sempre respeitando os limites de cada indivíduo.

Além da exibição às 11h da segunda-feira (23), o episódio será reprisado às 17h e às 23h, com novas oportunidades de escuta de terça a sábado, nos mesmos horários. O conteúdo também estará disponível em formato de podcast no site da Rádio Ufal e nas principais plataformas de áudio.

Ouça e compartilhe!

Ficha técnica do programa Ufal e Sociedade
Operador de áudio: Helder Melo
Direção técnica: Edilberto Sandes (Brother)
Locução: Lenilda Luna
Produção: Cecília Calado

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.