Julho Amarelo : Ufal e Sociedade entrevista médica especialista em hepatites virais

O programa será veiculado na Rádio Ufal na segunda-feira ( 21) , às 11 h

Por Lenilda Luna - jornalista

Na próxima segunda-feira (21), às 11h, o programa Ufal e Sociedade, da Rádio Web Ufal, recebe a médica e professora Leila Tojal para falar sobre o Julho Amarelo, mês de conscientização e luta contra as hepatites virais. A entrevista integra a programação da campanha nacional que destaca a importância da prevenção, testagem e tratamento dessas doenças silenciosas.

A convidada é especialista em Gastroenterologia e Hepatologia, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo, e atua no Hospital Universitário (HU) da Ufal, onde coordena ações voltadas ao diagnóstico e ao enfrentamento das hepatites.

Durante o bate-papo, Leila Tojal apresenta o panorama nacional e local das hepatites, fala sobre os avanços nos tratamentos disponíveis pelo SUS, o papel da vacinação e a importância da testagem precoce, além de comentar o estigma que ainda cerca essas infecções.

Ações no HU

A entrevista será veiculada no mesmo dia em que o Hospital Universitário realiza uma ação especial voltada à população: na segunfa-feira (21), das 8h às 12h, será promovida atividade de testagem, conscientização e aconselhamento sobre hepatites virais, no pátio de entrada dos pacientes, aberta aos usuários do hospital e ao público em geral.

Além de atividades pontuais, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) mantém atendimento durante todo o ano, oferecendo testes rápidos e gratuitos para hepatites B e C, HIV e sífilis, com acompanhamento especializado e sigiloso. No local, também são distribuídos preservativos e é possível ter acesso à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

Um teste pode mudar tudo

Com slogan Um teste pode mudar tudo, a campanha nacional 2025 do Ministério da Saúde foca na ampliação da testagem, especialmente em pessoas acima dos 20 anos, com acesso a testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O tratamento para hepatite C é oferecido gratuitamente no SUS e atinge taxa de cura superior a 95% com antivirais modernos.

A entrevista também abordará a inclusão recente da vacina contra hepatite A para usuários de PrEP e os certificados de desempenho municipal lançados pelo novo Guia de Eliminação das Hepatites Virais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 750 mil casos confirmados de hepatites virais entre 2000 e 2022. Desse total, as hepatites B e C representam juntas mais de 76% dos óbitos por complicações dessas infecções. O Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, marco da campanha, é celebrado em 28 de julho.

Para saber mais e ouvir a entrevista completa, acesse a Rádio Ufal Web no horário da exibição, pelo site radio.ufal.br

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.