Ufal e Sociedade entrevista professor que liderou pesquisa pioneira sobre teste de DNA para HPV
Teste de DNA que substituirá o Papanicolau no SUS foi desenvolvido pelo professor Eduardo Ramalho, coordenador do Laboratório de Genética Molecular da Ufal. Ele também lidera outra pesquisa, que deu origem ao único repelente produzido por seleção de DNA vegetal sem causar efeitos colaterais ou alergias
Na segunda-feira(28), às 11h, o programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, recebe o professor Eduardo Ramalho, coordenador do Laboratório de Genética Molecular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele é responsável por pesquisas que colocam a instituição em destaque nacional e internacional, como o teste de DNA para detecção do HPV, tecnologia que, após 30 anos de estudos, foi aprovada pela Conitec para integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) como alternativa mais eficaz ao exame de Papanicolau.
A decisão representa um marco histórico na prevenção do câncer do colo do útero, e reconhece o papel da Ufal como protagonista em uma mudança de impacto nacional. Em entrevista ao programa, Ramalho relembra os desafios enfrentados ao longo dessas três décadas e destaca os avanços da nova tecnologia, desenvolvida no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), onde milhares de amostras foram processadas.
Ao contrário do Papanicolau, que detecta alterações já causadas pelo vírus, o teste de DNA identifica a presença do HPV antes mesmo das lesões, com capacidade de apontar o risco de câncer com até dez anos de antecedência. Um dos diferenciais é a possibilidade de autocoleta: a própria mulher pode fazer a coleta em casa, com segurança e privacidade.
Repelente natural também é fruto da Ufal
Outra linha de pesquisa do laboratório resultou no desenvolvimento de um repelente natural inédito, o Nooobites, fruto de 20 anos de estudos com seleção genética de plantas medicinais. Diferente dos produtos convencionais, ele é 100% vegetal, seguro para uso inclusive em recém-nascidos e livre de compostos tóxicos à saúde. A fórmula combina quatro espécies com propriedades repelentes e uma planta com ação cicatrizante e antisséptica.
De acordo com o professor, a proposta do produto é manter o equilíbrio ambiental, afastando os insetos sem exterminá-los, já que eles fazem parte da cadeia alimentar. O repelente é resultado de uma combinação inédita de biotecnologia com saberes tradicionais, unindo ciência de ponta e o uso milenar de plantas medicinais. O Nooobites está em processo de patente nos Estados Unidos e deve ser internacionalizado.
Além da exibição às 11h desta segunda-feira, você pode ouvir esse episódio também às 17h e às 23h, com reprises de terça a sábado nos mesmos horários. O conteúdo também estará disponível em formato de podcast no site da Rádio Ufal ou na sua plataforma de áudio favorita.
Ouça e compartilhe!
Ficha técnica do programa Ufal e Sociedade
Operador de áudio: Helder Melo
Direção técnica: Edilberto Sandes (Brother)
Locução: Lenilda Luna
Produção: Cecília Calado