Cinema social e filosofia latino-americana serão tema de palestra no Ichca

Cineasta e escritor argentino-brasileiro, Carlos Pronzato, dialoga com a professora Natacha Muriel

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em

O Grupo Filomove, do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal de Alagoas, promove nesta sexta-feira (22), às 19h, no miniauditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), a palestra Cinema Social e Filosofia Latino-Americana. Será com o cineasta e escritor argentino-brasileiro, Carlos Pronzato, em diálogo com a professora Natacha Muriel. A atividade é aberta ao público e terá emissão de certificado.

Nascido em Buenos Aires em 1959 e radicado no Brasil desde o final da década de 1980, Pronzato é cineasta, documentarista, escritor, poeta, teatralista e ativista social. Formado em direção teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduado em teoria do teatro contemporâneo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o artista construiu uma trajetória marcada pelo engajamento com a memória, a cultura e as lutas populares.

Ao longo de sua carreira, dirigiu mais de 90 documentários que abordam conflitos sociais na América Latina, incluindo temas como repressão política, movimentos estudantis, tragédias socioambientais e resistências populares. Entre seus trabalhos mais reconhecidos estão Madres de Plaza de Mayo, Memoria, Verdad y Justicia (Prêmio Roberto Rossellini, Itália), La Rebelión de los Pingüinos (premiado pelo CLACSO em 2008), além de produções sobre tragédias como Brumadinho, os danos causados pela Braskem em Maceió e os apagões no Amapá.

Pronzato também dirigiu documentários como Bolívia, la Guerra del Agua, Buscando a Salvador Allende, Marighella — quem samba fica, quem não samba vai embora, entre outros, que reforçam sua dedicação à preservação da memória política e cultural latino-americana.

O encontro na Ufal discutirá o papel do cinema social e do documentário como espaços de memória, resistência e reflexão filosófica. Segundo os organizadores, trata-se de um diálogo essencial sobre a função emancipadora da arte e da cultura no contexto latino-americano contemporâneo.

Serviço:

O quê: palestra Cinema Social e Filosofia Latino-Americana.
Quando: sexta-feira, 22 de agosto
Hora: 19h
Local: Miniauditório do Ichca, no Campus A.C. Simões da Ufal