Cultura popular é o tema do Ufal e Sociedade desta semana
Programa recebe o professor Cláudio Antônio, do curso de Dança da Ufal, que faz uma reflexão sobre a diversidade das manifestações populares em Alagoas e os desafios para preservá-las
- Atualizado em
Na segunda-feira (18), o programa Ufal e Sociedade mergulha no universo da cultura popular alagoana. O convidado é Cláudio Antônio, professor do curso de Dança da Universidade Federal de Alagoas, que fala sobre a diversidade de manifestações presentes no estado e a urgência de preservar essas expressões artísticas e comunitárias.
Alagoas é, oficialmente, o estado brasileiro com o maior número de folguedos em atividade. Segundo a Fundação Cultural de Alagoas (Focuart), existem cerca de 40 manifestações reconhecidas, mas a situação é preocupante: 16 delas contam hoje com apenas um grupo em atividade. Esse dado revela um risco real de desaparecimento de tradições que carregam histórias, memórias e identidades coletivas.
Para Cláudio Antônio, o que vem acontecendo é “um verdadeiro genocídio da cultura popular”. Ele lembra de quando, na infância, as praças se enchiam de apresentações e danças. “Hoje em dia, não se vê mais isso. É urgente criar políticas públicas efetivas para preservar a história desses povos e garantir que ela chegue às próximas gerações”, afirmou.
O professor também critica o uso do termo folclore para se referir às manifestações culturais brasileiras. “A ideia de folclore foi construída, muitas vezes, de forma superficial e pejorativa. Precisamos reestruturar essas narrativas para que possamos contá-las de forma positiva e respeitosa, ainda mais considerando que elas chegam, na maioria das vezes, primeiro às crianças”, pontuou.
Ele lembra ainda que tragédias sociais, como o desastre da Braskem, agravaram a dispersão de grupos e mestres da cultura popular em Alagoas, intensificando o risco de perda dessas tradições.
O episódio com o professor Cláudio Antônio vai ao ar às 11h, com reprises às 17h e 23h, e de terça a sábado nos mesmos horários. O conteúdo também estará disponível em formato de podcast no site da Rádio Ufal e nas principais plataformas de áudio.
Ouça e compartilhe!
Ficha técnica
Operador de áudio: Helder Melo
Direção técnica: Edilberto Sandes (Brother)
Locução: Lenilda Luna
Produção: Cecília Calado