Faculdade de Nutrição celebra fortalecimento da alimentação escolar

Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Alagoas reuniu grande público em Maceió

Por Maria Villanova – estudante de jornalismo (Ascom/Ufal)
- Atualizado em
Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Alagoas reuniu grande público em Maceió
Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Alagoas reuniu grande público em Maceió

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Faculdade de Nutrição (Fanut) e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), promoveu esta semana, terça-feira (9) e quarta-feira (10), o Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Alagoas. Realizado no auditório do Sinteal, no bairro do Farol, o evento reuniu nutricionistas, autoridades, representantes municipais, representantes escolares e integrantes da agricultura familiar, numa grande discussão sobre a importância da alimentação de qualidade nas escolas públicas municipais e estaduais.

“Aqui em Alagoas, o Cecane começou em 2022, e desde então temos desenvolvido diversas atividades: formação de nutricionistas de alimentação escolar, formação de conselheiros de alimentação escolar, monitoramento e assessoria aos municípios, quanto à execução do PNAE, com visitas in loco, que levantam informações do município. Conversas com gestores, nutricionistas, conselheiros de alimentação, membros da agricultura familiar visando fazer um diagnóstico para a aplicação de melhorias e aumentar a participação social” detalhou Bruna Merten, coordenadora do Cecane/Ufal.

A abertura do encontro teve o Coral do Sinteal, regido pelo Maestro Gustavo Campos, com o músico Esly de Albuquerque, que emocionou os presentes, ao entoar músicas significativas com a questão alimentícia e representatividade, como Cio da Terra, de Milton Nascimento e Canto das Três Raças, popularmente conhecida pela cantora Clara Nunes.

Participaram da mesa de abertura a coordenadora de Monitoramento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Edenilza Costa; a assistente técnica da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime), Klévia Delmiro, e o vice- diretor da Fanut, professor Gabriel Bádue, além da professora Bruna Merten. Edenilza Costa agradeceu à Ufal pela estruturação do Cecane e reconheceu o tamanho do desafio que é fortalecer o PNAE no estado.

Em complemento, Klévia Delmiro lembrou que a alimentação escolar é parte fundamental da aprendizagem. “Ninguém aprende com fome. É fundamental a presença de nutricionistas nas escolas e tratar a alimentação como eixo pedagógico e estratégico, associando também a política alimentar a uma educação integral e ao fortalecimento da agricultura familiar”, reforçou.

Representando a Ufal, Gabriel Bádue destacou a importância da execução de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional em Alagoas, e o papel essencial da Universidade no programa. "Somos responsáveis pela formação de profissionais, que auxiliarão estado e municípios a realizar uma alimentação escolar de qualidade", reforçou.

A programação do evento seguiu com palestras elucidativas, realizadas por agentes sociais do PNAE, do FNDE, da coordenação de Segurança Alimentar Nutricional (COSAN/FNDE), Ana Flávia Gomes; da agente do PNAE no estado, Anna Carla Luna e da representante da Coordenação de Apoio ao Controle Social (COACS/FNDE), Tainá Amélia.

Nas palestras realizadas, os participantes puderam compreender melhor a importância do PNAE, a importância de se ter uma alimentação de qualidade, a responsabilidade de cada município em manter um Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para o desenvolvimento dos trabalhos e recebimento dos recursos. Um dos destaques foi a obrigatoriedade da aplicação de, no mínimo, 30% do orçamento do programa na compra de gêneros da agricultura familiar, com prioridade para comunidades quilombolas, assentados e famílias tradicionais. Essa diretriz garante uma alimentação saudável e de qualidade nas escolas, estimula a economia local, valoriza os saberes regionais e fortalece a produção comunitária.

Também foram destaques na programação as experiências exitosas dos municípios alagoanos , após relatórios desenvolvidos pelo Cecane, promovendo aos estudantes alimentação de qualidade, nutritiva e atendendo os requisitos do PNAE. Falaram mais da experiência representantes de Maceió, Olho d’Água das Flores, Junqueiro, Palestina e Girau do Ponciano.

“O Cecane faz um papel essencial na atualização das políticas públicas, visitando os municípios e trazendo formação para nutricionistas e para outros atores sociais também, como agricultores familiares e conselheiros da alimentação escolar", salientou Alexandra Bezerra, nutricionista de Girau do Ponciano e professora substituta da Fanut/Ufal. Em Girau do Ponciano, desde 2021, "priorizamos a compra de produtos de agricultura familiar. A base do nosso cardápio hoje são alimentos que fazem parte da cultura alimentar nordestina. Macaxeira, inhame, batata doce, frutas, verduras e legumes. Enriquecemos nosso cardápio, priorizando a qualidade alimentar”.

Durante o evento, os presentes também tiveram a oportunidade de conhecer e adquirir produtos da agricultura familiar, vindos das cidades de Flexeiras e Joaquim Gomes. Bolos, geleias, pães e chips estavam entre os itens expostos e houve oficinas durante os dois dias, integrando nutrição, integração, troca de experiências, cultura alimentar e desenvolvimento regional, além da Mostra Científica, com direito a premiações.

"Aqui estão os atores sociais do PNAE em Alagoas, para discutir os avanços desse grande programa, focando na segurança alimentar e nutricional de toda a comunidade escolar do estado. Temos aqui agricultores familiares, de comunidades quilombolas e indígenas, diretores, professores e professoras das escolas, merendeiras e cozinheiros escolares, garantindo o crescimento e desenvolvimento da alimentação escolar, de jovens, adultos e idosos. A Ufal tem uma grande responsabilidade social e participa desse desenvolvimento, por meio de sua formação, de seus estudantes, do corpo docente, construindo novos conhecimentos, novas práticas, auxiliando na graduação de profissionais que trabalharão na área escolar, como já acontece", enfatizou a professora da Fanut e uma das coordenadoras do evento, Leiko Asakura.

O encontro reafirma a importância do PNAE como uma das políticas públicas mais estratégicas do país, consolidada ao longo de décadas e reconhecida internacionalmente, tendo a Ufal contribuindo na união entre ensino, pesquisa, extensão, promovendo debates, trocas de experiências e ações concretas que fortalecem o direito humano à alimentação adequada e ampliam a construção de uma educação integral em Alagoas.