Ufal lidera produção de curso nacional sobre arborização urbana para gestores

Iniciativa do Ministério do Meio Ambiente terá lançamento vinculado à COP30 e conta com gravações realizadas na Unesp

Por Danielle Cândido – jornalista (Ascom/Cied)
- Atualizado em
Professor Guilmer Brito, servidor do HU/Ufal e o professor Fernando Pimentel, coordenador da Cied/Ufal, com a  professora Tania Castroviejo
Professor Guilmer Brito, servidor do HU/Ufal e o professor Fernando Pimentel, coordenador da Cied/Ufal, com a professora Tania Castroviejo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), está à frente da produção do curso Arborização Urbana para Gestores Públicos, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) voltada à capacitação de profissionais em políticas de sustentabilidade. 

A ação integra a preparação para a COP30 – 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Durante o evento, está previsto o lançamento do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), marco legal para a gestão das áreas verdes no Brasil.

As primeiras gravações das videoaulas iniciaram no dia 10 de setembro, nos estúdios da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com a participação do coordenador da ação, professor Guilmer Brito, servidor do Hospital Universitário da Ufal, e do professor Fernando Pimentel, coordenador da Cied. Segundo Fernando Pimentel, a participação da Ufal nesse projeto nacional reforça a relevância da instituição no cenário da educação e da sustentabilidade. “Estamos contribuindo com uma formação que terá impacto direto nas cidades brasileiras, preparando gestores para pensar políticas públicas de arborização que dialoguem com o futuro sustentável que queremos construir”, destacou.

Já o professor Guilmer Brito, responsável pela coordenação da produção do curso, ressaltou a importância do envolvimento de diferentes instituições no processo. “Esse curso nasce da articulação entre universidade, governo federal e sociedade, com o propósito de oferecer ferramentas técnicas e estratégicas para os gestores públicos. Ele será essencial para orientar a tomada de decisões em favor de cidades mais verdes, resilientes e acolhedoras”, afirmou.

As gravações iniciais também contaram com a participação da professora Tania Castroviejo, convidada especial para contribuir com o curso. E outros convidados especialistas nas áreas temáticas abordadas também estão preparando os seus vídeos. Com modalidade 100% on-line, o curso será aberto ao público em geral, permitindo que qualquer interessado acompanhe os conteúdos, embora seja direcionado especialmente a gestores públicos, técnicos municipais e profissionais das áreas de meio ambiente, arquitetura, urbanismo e correlatas. A previsão de lançamento e os detalhes sobre as inscrições serão divulgados em breve.

Este curso do MMA tem como objetivo geral capacitar profissionais para a gestão técnica e estratégica da arborização urbana, considerando princípios de sustentabilidade, resiliência climática e governança intersetorial. Atualmente, a equipe está na fase de produção das videoaulas, resultado de convênio da Ufal com o MMA e com o apoio da Unesp.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável