Corema 2025: Últimos dias de inscrições de trabalho para o evento nacional
A inscrição pode ser feita pelo site do Congresso até 30 de setembro
- Atualizado em
A terceira edição do Congresso de Recursos Energéticos e Meio Ambiente (Corema 2025) acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Rio Largo (AL). Realizado em edições anteriores em 2021 e 2023, o Corema é voltado para estudantes, profissionais e pesquisadores da área do setor energético e áreas afins.
A organização é do Programa Especial de Capacitação Discente (PEC) do Ceca, com o objetivo de promover a troca de experiências, apresentar novas tecnologias e discutir soluções sustentáveis para os desafios energéticos e ambientais do presente e do futuro, visando a formação e o desenvolvimento de estudantes de graduação, com foco em pesquisa e atividades extracurriculares relacionadas aos eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Os participantes terão a oportunidade de submeter artigos científicos para apresentação e publicação nos anais do evento. Os trabalhos poderão abranger diferentes áreas como Energia e Inovação, Gestão e Tecnologias Ambientais, Ambiente e Sustentabilidade. A submissão deverá seguir o template oficial disponível no site e a inscrição será até o próximo dia 30.
A programação inclui as palestras: Júlio Inácio, sobre Hidrogênio verde; Alana Barros, com o tema Eficiência energética: Como a Tecnologia está moldando um futuro mais sustentável e econômico; João Cabral, sobre Tecnologia de baterias para mobilidade elétrica; e Ana Carolina, que fala sobre Marco regulatório do Carregamento Energético: Transição Energética e Baterias.
Também vão ser realizados minicursos com os professores: Leticia Moreira, sobre Projetos de Energia Solar Sustentáveis e Inovadores; Becker Litrento, com a temática Análise da viabilidade técnica para a instalação de carregadores veiculares com projeto em simulação prática; Abdeladhim Tahimi: Introdução a Physics-Informed Neural Networks (PINNs) para Solução de EDOs em Engenharia; e Ana Carolina, sobre Geração Distribuída: Usinas e viabilidade energética.
Haverá ainda as mesas-redondas, com os professores Allan David, pesquisador da área de Sistemas Elétricos de Potência, e Igor Torres, com pesquisas sobre modelagem e simulação de sistemas de distribuição de energia elétrica e desenvolvimento de tecnologias voltadas para fontes renováveis de energia.
“Mais do que um encontro científico, o Corema é uma oportunidade de integração entre academia e sociedade, com um caráter multidisciplinar e inclusivo, ao oferecer um espaço acessível para que diferentes vozes compartilhem experiências, pesquisas e práticas inovadoras”, destaca Mickael Costa Ferreira, integrante da organização do evento.