Ufal integra 2º Colóquio Internacional “Repensar a América Latina” em Portugal
Encontro em Braga promove debates críticos sobre decolonialidade, interculturalidade e novas subjetividades a partir do Sul Global
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) integra a organização do 2º Colóquio Internacional Repensar a América Latina, que acontece nos próximos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, na Universidade de Minho, em Braga, Portugal. Com o tema “Decolonialidade, Interculturalidade e Novas Subjetividades”, o evento reunirá pesquisadores, estudantes e ativistas para debater os desafios contemporâneos que atravessam o Sul Global, ampliando os diálogos sobre a América Latina e suas reverberações em contextos europeus.
Com inscrições abertas até 31 de janeiro de 2026 através do link, a ação será realizada em formato híbrido, com mesas e conferências presenciais e comunicações online, favorecendo ampla participação internacional. As atividades aceitarão propostas em português, espanhol e francês, reafirmando o compromisso com a pluralidade linguística como gesto político e epistemológico.
Conheça mais sobre o projeto
O Colóquio é organizado pelo Laboratório de Estudos do Discurso (LED) do Programa de Pós-graduação em Línguística e Literatura (PPGLL) da Ufal, pela Associação de Filosofia e Libertação (AFYL Brasil), pelo Centro de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos (Ceiiba) da Université de Toulouse e, em articulação institucional com a Ufal e a Universidade do Minho.
O evento será acolhido pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Cecs) da Universidade do Minho e conta com o apoio do projeto Concliare – Confidently Changing Colonial Heritage, entre outras instituições parceiras.
O primeiro encontro, sediado na Université de Toulouse, em fevereiro de 2025, reafirmou o fortalecimento de uma rede internacional de pesquisas sobre a América Latina, comprometida com a crítica às heranças coloniais e às formas hegemônicas de produção do conhecimento e, para a professora Lídia Ramires, docente da Ufal e coordenadora-geral do evento, a realização da segunda edição confirma a maturidade do projeto.
“O Colóquio se consolida como um espaço internacional de diálogo crítico. A experiência da primeira edição, em Toulouse, evidenciou a força dessa articulação, e agora, em Braga, reafirmamos a vitalidade de uma rede internacional de pesquisas sobre a América Latina que segue se expandindo e se fortalecendo”, afirma.
Com eixo central em “Decolonialidade, Interculturalidade e Novas Subjetividades”, o evento propõe refletir sobre as formas de existir, dizer o mundo e resistir que emergem nas fissuras do modelo colonial-capitalista. O foco recai sobre subjetividades construídas nas margens e fronteiras — territoriais, epistêmicas, discursivas e afetivas — que desafiam regimes de poder hegemônicos e convocam novos modos de convivência, conhecimento e justiça.
Segundo Willames Frank, organizador do Colóquio e coordenador da AFYL Brasil, as contribuições acadêmicas do evento têm impacto direto no cenário contemporâneo. “As pesquisas apresentadas ampliam o diálogo crítico sobre a geopolítica mundial a partir do Sul Global, deslocando leituras eurocêntricas e abrindo espaço para outras racionalidades e formas de pensar a vida em comum”, destaca.
Já Júlio Arantes, professor do curso de Jornalismo da Ufal e membro do comitê organizador do evento na Universidade do Minho onde atualmente está em estágio de pós-doutorado, ressalta que a realização do Colóquio em Braga resulta de um processo contínuo de articulação internacional. “Diálogos como este se tornam possíveis quando há circulação, presença e continuidade institucional. O pós-doutorado permitiu estreitar esses contatos e criar as condições para que a segunda edição do Colóquio se concretizasse aqui em Portugal”, explica.
Serviço:
2º Colóquio Internacional Repensar a América Latina
Tema: Decolonialidade, Interculturalidade e Novas Subjetividades
Data: 25, 26 e 27 de fevereiro de 2026
Local: Cecs – Universidade do Minho, Braga (Portugal)
Formato: híbrido (presencial e online)
Idiomas: português, espanhol e francês
Inscrições: https://doity.com.br/ii-coloquio-internacional-repensar-a-america-latina