Sinpete fortalece ações educativas e atinge público de 15 mil pessoas

Com visitações guiadas, público espontâneo e forte presença digital, evento amplia diálogo com a sociedade

Por Sinara Beserra - estudante de Jornalismo (Ascom Sinpete)
Tema da edição de 2026 que será “Mulheres e Juventude nas Ciências - A ciência muda quando muda quem a faz”
Tema da edição de 2026 que será “Mulheres e Juventude nas Ciências - A ciência muda quando muda quem a faz”

Oceano, Ciência e Sociedade: Educação para um mundo sustentável e inclusivo. Com essa temática a Sinpete realizou sua 4ª edição em outubro de 2025 no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), durante uma semana que movimentou o campus, aproximando os estudantes da educação básica, de diversos municípios de Alagoas, de professores, pesquisadores e outros discentes da Universidade e das instituições parceiras, em um ambiente de troca de experiências e aprendizagem.

O evento mobilizou diversas redes de ensino e envolveu escolas de diferentes regiões do estado, contando com diversas atividades em uma programação diversa. Palestras, oficinas, feiras, exposições, visitas guiadas, apresentações culturais, dentre outros, são exemplos de um total de 560 atividades realizadas, que proporcionaram uma estimativa de mais de 15 mil pessoas engajadas, na participação e na oferta dessas experiências. 

Popularização da Ciência e Inovação

 A Sinpete 2025 reafirmou um de seus principais objetivos, a popularização da ciência e da inovação. Por meio da visitação guiada que levou 257 grupos vinculados a 180 escolas de 30 municípios diferentes do estado. Essa aproximação da Universidade e dos estudantes da Educação Básica, é fundamentada na valorização da criatividade e do incentivo ao pensamento científico para o público estudantil participante. Ao todo, mais de cinco mil pessoas visitaram o evento espontaneamente.

As Arenas Temáticas proporcionaram uma imersão no universo científico, através de experiências práticas, demonstrações e atividades investigativas, refletindo o conhecimento acadêmico em uma linguagem acessível e conectada ao tema da edição. Um total de 54 estandes foram divididos entre áreas do conhecimento, como: ciências humanas, agrárias, biológicas, exatas e saúde, além dos estandes de parceiros institucionais e temáticos.

O grande diferencial do evento é o Concurso InovaEdu, um dispositivo de mobilização e reconhecimento de iniciativas de inovação educacional e tecnológica no âmbito da Educação Básica. Na última edição, o Concurso reuniu 89 propostas com potencial de aplicações práticas, impactos formativos e alinhamento ao pensamento sustentável. A maioria das propostas oriundas dos municípios do interior do estado (49), evidenciam a diversidade institucional e o desenvolvimento educacional de Alagoas.

Um trabalho coletivo

Como um evento que cresce a cada edição, a Sinpete é construída com o apoio de muitas mãos. A estrutura do evento demandou uma organização de equipes operacionais, assegurando o fluxo contínuo do evento em todos os seus turnos. Divididos entre equipes de acessibilidade, comunicação, secretaria, recepção das escolas e logística, os monitores totalizaram 120 discentes da Ufal, atuando em diversas frentes, tornando a experiência de participar do evento ainda mais humanizada e produtiva.

Os números da Sinpete 2025 mostraram a força de um trabalho construído de forma coletiva, como destaca a coordenadora geral do Sinpete, Vera Pontes: “Foram envolvidos estudantes, professores, pesquisadores e instituições parceiras. Mais do que dados quantitativos, eles revelam o engajamento com a educação científica, a inovação e o fortalecimento da escola pública”.

Dessa forma, é possível ampliar os horizontes para as próximas edições, onde todos os envolvidos, professores, estudantes e coordenadores, já aguardam com expectativa de encontros ainda mais inovadores para a educação alagoana. “Nossa expectativa é ampliar ainda mais esse alcance nas próximas edições, consolidando a Sinpete como um programa permanente, que valoriza o protagonismo estudantil, a formação docente e a aproximação entre universidade e sociedade”, finaliza.

Outras novidades estão disponíveis nos canais oficiais da Sinpete (@sinpeteoficial), como o tema da edição de 2026 que será “Mulheres e Juventude nas Ciências - A ciência muda quando muda quem a faz”. Para outras informações e dúvidas, acesse o site e o perfil nas redes sociais. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável