Ufal e Sociedade divulga 2º Colóquio Internacional Repensar a América Latina
Lídia Ramires, professora da Ufal e coordenadora do evento, destaca a importância de produzir conhecimento sobre a América Latina a partir das próprias vozes latino-americanas
- Atualizado em
Na próxima edição do programa Ufal e Sociedade, a Rádio Ufal recebe a professora Lídia Ramires, do curso de Jornalismo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para falar sobre o 2º Colóquio Internacional Repensar a América Latina, que será realizado de 25 a 27 de fevereiro, na Universidade do Minho, em Braga, Portugal.
Com o tema “Decolonialidade, interculturalidade e novas subjetividades”, o evento propõe discutir a produção de conhecimento sobre a América Latina a partir de perspectivas que rompem com modelos eurocentrados. Segundo a professora, a iniciativa surge da necessidade de fortalecer redes internacionais de pesquisa e reafirmar o princípio de que não se pode falar sobre a América Latina sem a participação ativa de pesquisadoras e pesquisadores latino-americanos.
O colóquio é resultado de articulações acadêmicas iniciadas no primeiro encontro, realizado em Toulouse, na França, e envolve parcerias entre o Laboratório de Estudos do Discurso (LED/Ufal), a Associação de Filosofia da Libertação (AFYL – segmento Brasil) e grupos de pesquisa europeus dedicados aos estudos ibero-americanos. A programação contará com conferências, mesas-redondas e 18 sessões temáticas, em formato híbrido, reunindo trabalhos de diferentes países.
Um dos diferenciais do evento é a valorização do diálogo intercultural, com apresentações em português, espanhol, francês e inglês. Para Lídia Ramires, permitir que pesquisadoras e pesquisadores se expressem em seus próprios idiomas é também uma forma de resistência acadêmica e de enfrentamento às padronizações impostas historicamente.
Durante a entrevista, a professora também relaciona o debate teórico à conjuntura política atual da América Latina, marcada por tensões geopolíticas e ameaças à soberania dos países da região. Para ela, discutir decolonialidade é, igualmente, refletir sobre poder, ideologia e os desafios contemporâneos enfrentados pelos povos latino-americanos, dentro e fora do continente.
Além do colóquio, a docente destaca os desdobramentos acadêmicos da primeira edição do evento, que resultaram na publicação de um dossiê internacional com pesquisas sobre a América Latina, reunindo autores do Brasil e de outros países da Europa e da América.
O programa Ufal e Sociedade vai ao ar às 11h, com reprise às 17h e às 23h. O conteúdo também fica disponível em formato de podcast no site da Rádio Ufal e nas principais plataformas de áudio.
Ficha técnica do programa Ufal e Sociedade:
Operador de áudio: Helder Melo
Direção técnica: Edilberto Sandes (Brother)
Locução: Lenilda Luna
Produção: Cecília Calado