Expansão das vagas e novas atividades são metas da Proest em 2009

Em 2009, a Pró-reitoria Estudantil pretende ampliar o número de vagas no restaurante e na residência universitários. Além disso, serão consolidados e implantados projetos de apoio à cultura e esportes, envolvendo os cursos de teatro, música e dança, no projeto “Aqui(n)ta Cultural” e o "Segundo Tempo na Universidade", que prevê atividades esportivas com apoio do Ministério dos Esportes e do MEC.

feras 2009 vão responder a pesquisa

Já no início de março, a Proest deve abrir edital para preenchimento das novas vagas para o RU, após contabilizar as vagas que surgiram com o desligamento de estudantes. Segundo o pró-reitor Pedro Nelson, ainda este ano será construído um novo prédio para Residência Universitária no Campus A.C. Simões. “Com as verbas do Plano Nacional de Assistência Estudantil e do Reuni, esperamos que em 2010 o prédio já esteja pronto, aumentando a disponibilidade de vagas de 102 para 300.

Perfil Socioeconômico

O pró-reitor informou ainda que, este ano, a Proest deve realizar um levantamento socioeconômico para saber o perfil dos quase cinco mil estudantes que ingressaram em 2009. “Estamos terminando de montar o questionário e faremos a pesquisa com os feras nas salas de aula, nos articulando diretamente com os cursos”, diz Pedro Nelson. O intuito da pesquisa é identificar o perfil dos alunos e acompanhar o desenvolvimento deles ao longo de todo o curso.

Proest

A Pró-reitoria Estudantil é o órgão da Universidade que tem o objetivo de promover a integração entre os estudantes através de programas pedagógicos, serviços de assistência e orientação estudantil. Dentre os principais serviços da Proest estão o Restaurante Universitário, a Residência Universitária, serviços de atendimento odontológico e médico no HU, além de bolsas de estudo e trabalho.

Jacqueline Freire – estagiária de Jornalismo