Progep inicia pré-matrícula para os cursos de capacitação

Este ano, o segmento técnico administrativo da Ufal terá um maior número de cursos de capacitação a sua disposição. Serão oferecidos os seguintes cursos: Atualização em Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida, Elaboração de Projetos, Espanhol, Ética no Serviço Público, Gestão de Projetos, Convênios e Contratos, Informática I, Inglês Básico e Inglês Instrumental, Legislação, Libras, Metodologia da Pesquisa, Português, Processo Administrativo Disciplinar, Processos Administrativos Básicos, Relações Humanas no Trabalho, Treinamento Siapenet.

De acordo com a pró-reitora Sílvia Cardeal, o investimento que se faz no servidor técnico destaca a Universidade como a de maior recurso, no que se refere a orçamento, para capacitações no Brasil. “Tudo isso é resultado de um esforço da atual gestão. Esta realidade nos coloca bem à frente das outras instituições federais de ensino superior, porque algumas universidades, apesar de maiores, não fazem avaliação de desempenho e dão progressão automática”, ressalta ela.

O Plano de Capacitação vem despertando e conscientizando o servidor para a participação em cursos de especialização, de capacitação, eventos comemorativos e oficinas. O técnico, na atual gestão, começa a ter o rumo definido e a consciência do quanto pode contribuir para o crescimento e o engrandecimento da mais antiga instituição pública de ensino superior de Alagoas.

A participação e as aprovações nos cursos de capacitação têm nova realidade na Ufal. Para se ter idéia, em 2004, havia menos de 500 servidores técnicos nessas atividades. Em 2008, o número cresceu para 2.000 participantes. Os desistentes também diminuíram, provavelmente porque estar capacitado atualmente significa ter reflexos no salário, como determina o Decreto 5707/2006, que trata sobre a Política Nacional de Capacitação.

As pré-matrículas para os cursos 2009 devem ser realizadas no site www.progep.ufal.br.

Rose Ferreira - jornalista