Consuagro participa do Seminário Regional de Agrotóxicos

Durante a semana passada, de 24 a 26 de março, Maceió sediou o 4° Encontro de Fiscalização e Seminário Regional sobre Agrotóxicos do Nordeste que reuniu, nos dois primeiros dias, cerca de 50 fiscais agropecuários estaduais e federais dos noves estados da região, e no último dia, 26, foi aberto à estudantes, produtores rurais, comerciantes, técnicos e interessados no tema. A Empresa Júnior de Agronomia e Zootecnia da Ufal foi representada por Cláudio Gomes Jr., dirigente da Consuagro, que relatou a experiência da empresa.

Durante o encontro, a discussão girou em torno dos agrotóxicos, que são importantes instrumentos no combate a pragas e manutenção de uma lavoura, mas o uso seguro desses produtos é fundamental para evitar danos ao meio ambiente e até mesmo à saúde humana. “Fizemos reuniões técnicas para harmonizar procedimentos de fiscalização nos estados", explicou Eduardo Lino, responsável pela Divisão de Agrotóxicos da Adeal.

A comunidade, convidada para o último dia, participou de debates sobre resíduos tóxicos nos alimentos, transporte e armazenamento dos produtos, atuação do poder público para a fiscalização, exposições direta e indireta, rastreabilidade e responsabilidade sócio-ambiental, responsabilidade profissional,   institucional e individual no uso seguro de agrotóxicos, e panorama   internacional e nacional da legislação de agrotóxicos.

Sobre a Consuagro Jr

A Consuagro Jr é uma iniciativa de muito esforço e dedicação abraçada por estudantes dos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia. A empresa leva ao produtor rural alternativas mais rentáveis, através da difusão e introdução gradual de tecnologia, bem como incentivo e fortalecimento das associações de produtores, tudo visando melhoria da qualidade dos produtos e principalmente mais qualidade de vida para pequenos e médios produtores rurais da região. A empresa também é um meio de dar um retorno à sociedade dos investimentos que ela realiza na Universidade, propiciando aos alunos complementação curricular, aos professores notoriedade e reconhecimento por suas competências e, visando a valorização de todos que fazem parte da Universidade Federal de Alagoas.

Segundo Fabrício Melo, diretor de Marketing da Consuagro, a Empresa Júnior de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal de Alagoas tem como alguns de seus objetivos propiciar assistência técnica à comunidade rural local. “Para os estudantes é uma possibilidade de participar da elaboração e execução de projetos e de experimentar o contato com produtores agropecuários, facilitando assim a entrada no mercado de trabalho”, ressalta Fabrício.

Clique aqui para ver o vídeo de melhores momentos do Evento