Engenharia Química da Ufal promove oficinas práticas em escolas públicas


- Atualizado em
Professor Antônio Martins, coordenador do projeto
Professor Antônio Martins, coordenador do projeto

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

O curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas está desenvolvendo, desde janeiro deste ano, o projeto Despertar e Conhecer a Engenharia de Petróleo e Gás no Ensino Médio, que visa levar o conhecimento industrial aos alunos de escolas públicas de Maceió.

O projeto do Centro de Processamento de Petróleo e Gás (Cempropet), desenvolvido no projeto, tem como objetivo levar às escolas Benedita de Castro, Aurelina Palmeira de Melo e Theotônio Vilela Brandão, todas estaduais, o conhecimento sobre a área de petróleo e gás para os alunos do ensino médio, visando um maior interesse na área que está em expansão, porém ainda não possui o número suficiente de profissionais capacitados para desenvolver o trabalho.

“Queremos envolver os jovens na área de petróleo e gás, mostrando aos alunos como funcionam os processos químicos, despertando o interesse pelas engenharias, para que os alunos escolham cursos relacionados ao assunto”, afirma o professor Antônio Martins, coordenador do projeto.  A idéia principal é desenvolver e construir um laboratório e promover diversas oficinas temáticas, entre elas: de bombeamento de resíduos, tancagem, sedimentação, flotação, filtração, tratamento biológico, energias alternativas, sistemas reacionais, destilação e controle e automação de projetos; onde os alunos poderão vivenciar na prática estes experimentos.

O diferencial do projeto, segundo o professor, é incentivar as pessoas a entrar na área industrial e, através de oficinas automatizadas e controladas por computador, possibilitar uma maior inserção destes futuros profissionais da área no mercado de trabalho. A idéia principal é fazer com que os próprios alunos montem os experimentos que ficarão na escola. A capacitação dada ao professor será a principal base para que estes possam ser os facilitadores dos alunos.