Professor da Ufal lança o livro “Algemas da liberdade”
Este é o 5º livro do professor Enildo Marinho Guedes e será lançado nesta sexta-feira, 20 de março, às 20h, no auditório da Reitoria.
- Atualizado em
Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo
Até que ponto você pode fazer escolhas? Suas escolhas são conscientes ou inconscientes? Questões como essas e o antigo dilema de escolher uma coisa e perder várias outras são o principal foco que o professor Enildo Marinho, da Universidade Federal de Alagoas, aborda no livro “Algemas da liberdade”, que será lançado nesta sexta-feira, 20 de março.
O livro composto por diálogos entre diversos personagens é destinado, principalmente, ao público jovem. Em um dos diálogos apresentados na obra, é contada a história de um filho que tenta entender a morte do pai. “Morre o pai de um aluno do curso de Direito e ele procura um filosófo para pedir explicações sobre a morte. O filosófo vai afirmar que para conhecer a morte é necessário conhecer a vida”, comenta o autor.
A partir daí, os diálogos vão se passando em diversos momentos da vida de pessoas alheias. As dificuldades abordadas são as mais diversas: são conversas com um empresário, um político, um artista, um cientista, um povo imprevidente e um boêmio.
Falando sobre a idéia de escrever o livro, o professor comenta: “eu começo a escrever sem forma ou modelo, sem me preocupar em classificar o texto. Pode ser um diálogo, uma redação ou um conto”, diz Enildo.
O livro fala sobre a morte, sobre liberdade, escolhas realizadas durante a vida, que acabam acarretando compromissos ainda maiores. “Se você escolhe, você se aprisiona a sua escolha. E não tem como fazer escolhas sem abrir mão de outras opções”, finaliza.