BNB apresenta dia 22 o edital em Ovinocaprinocultura
Gestão do Sus também terá financiamento para pesquisa
- Atualizado em
O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, Josealdo Tonholo, está convidando os pesquisadores interessados para reunião que vai acontecer no dia 22 de abril, a partir de 8 horas, na Seplan, para apresentação do edital do BNB sobre pesquisas em ovinocaprinocultura.
Com o objetivo de apoiar a realização de projetos de pesquisa e de difusão de tecnologias de interesse que contribuam para a inovação do conhecimento relativo a caprinos e ovinos, o Banco do Nordeste divulgou edital de financiamento para essa área.
O tema da pesquisa é “Avaliação das exigências nutricionais de caprinos e ovinos para formatação de tabela de exigências nutricionais”. Devem ser avaliadas questões como: fontes alimentares, ecofisiologia de plantas forrageiras, desenvolvimento de novos fármacos de espécies vegetais nativas contra as parasitoses gastrintestinais, alternativas de cruzamentos de caprinos leiteiros e de cordeiros e cabritos para corte e a implantação de sistemas de produção com genótipos locais.
Também devem ser enfocadas propostas de reflorestamento com espécies forrageiras nativas para alimentação de ovinos e caprinos e a difusão de tecnologias de produção e conservação de volumosos e suplementação nutricional para ovinos e caprinos.
O recebimento das propostas vai até 04 de maio de 2009. A divulgação do resultado da pré-seleção será em 03 de julho.
Pesquisas sobre gestão compartilhada em Saúde
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), em parceria com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o Governo doEstado de Alagoas e a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Sesau), publicou Edital para apoiar pesquisadores que apresentem projetos de pesquisas, no âmbito do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS).
O propósito é de contribuir para o incremento científico e tecnológico no País e para a redução das desigualdades regionais na área da saúde. O Objetivo geral do Programa é apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que visem contribuir para resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde.