Servidor interessado em financiar imóvel já pode retirar comprovante no SIAPEnet


- Atualizado em

Os servidores federais dos órgãos pertencentes ao SIPEC que pretendem financiar a compra de imóveis através do convênio firmado entre Ministério do Planejamento, Caixa e Banco do Brasil, no final do ano passado, já podem retirar no SIAPEnet o comprovante de identificação.

A declaração tem como finalidade facilitar a identificação do servidor como integrante de órgão pertencente ao SIPEC, agilizando, assim, a fase de aprovação da documentação por parte dos bancos.

O documento pode ser emitido tanto pelo servidor (ativo, aposentado ou pensionista) quanto pela unidade de recursos humanos do órgão, através do SIAPEnet, (www.siapenet.gov.br) acessando Módulo Servidor/ Pensionista: Declarações > Financiamento Imóvel. O arquivo está disponibilizado na extensão pdf.

Se o documento for emitido pelo órgão, o acesso deverá ser pelo Módulo Órgão: Órgão/Upag > Declarações > Declaração de Financiamento de Imóvel. Para gerar a declaração, a unidade de recursos humanos deverá informar o nome, identificação única ou órgão e matrícula do servidor.

Para garantir a segurança da informação prestada, a declaração conta com um número único de autenticação, que poderá ser confirmado pelos bancos na página inicial do SIAPEnet, no menu Serviços > Autenticação > Declaração para Financiamento de Imóvel.