Alunos de Relações Públicas participam de encontro na Paraíba
- Atualizado em
Avanny Oliveira - Estagiária de jornalismo
Alunos de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas participaram, durante o último final de semana, do I ERERP. O evento, realizado na cidade de João Pessoa, na Paraíba, contou com a presença de 43 alunos da Ufal, sendo 41 de relações publicas e 2 de jornalismo.
Na abertura do evento e primeiro dia intitulado “SER”, Rodrigo Cogo, de São Paulo, proferiu a palestra: Comunicação Organizacional sob impacto dos meios colaborativos digitais.
No segundo dia: “FAZER”, foi realizada uma palestra com o tema: “Como funciona a comunicação organizacional nos grandes grupos empresariais”, proferida pela gerente de comunicação da Vale, Giselle Collins. Durante a tarde foram oferecidas aos congressistas oficinas com os temas: Comunicação Organizacional no Composto da Comunicação Integrada: Caminhos para uma nova Comunicação Interna, Cerimonial e Protocolo, Vídeo Institucional , Planejamento e execução de eventos culturais e Grupo de discussão ENERP 2010, onde ficou decidido o local do próximo ERERP, em Recife.
No ultimo dia: “crescer”, foi realizada a palestra: Valorização e atuação do profissional de Relações Públicas no Nordeste, proferida por Marcello Chamusca, professor e coordenador do curso de Relações Publicas na Bahia.
A professora Manuela Neves, do Curso de Comunicação Social da Ufal, destacou a importância da realização do primeiro ERERP – NE para o campo das Relações Públicas.”Eventos como este ajudam na identificação da profissão. É significativo e expressivo para dar resposta aos anseios dos futuros profissionais. A Ufal se mobilizou para isso, e o resultado dessa mobilização foi a participação de uma delegação bastante representativa nesse encontro”, finaliza.
Palestrante alagoana empolga congressistas de Relações Públicas
Ainda no segundo dia de congresso, a professora do curso de Comunicação Social da Ufal, professora Manoela Neves, articulou a mesa redonda com o tema: “O mercado de trabalho no nordeste”. A palestra aconteceu no auditório da Reitoria da UFPB, juntamente com a professora da ESURP Verônica Dantas (PE), Flaviana Maribomdo (PB) e a professora Josilene Ribeiro (PB), que mediou a mesa.
A mesa redonda congregou estudantes e professores de várias Estados e foi bastante produtiva ao promover a interação e o diálogo entre os congressistas e convidados. As palestrantes chegaram a afirmar que o mercado de trabalho no Nordeste é bastante restrito, mas garantiram que somente os profissionais da área tem competência para atuar na área.
A professora Manuela Neves não veio sozinha para o ERERP – NE, ela divulgou o encontro para seus alunos da UFAL, que fizeram questão de acompanhá-la. Exemplo disso foi o estudante Cristovão Souza, que veio com mais 42 colegas.
Manuela Neves afirmou se sentir bastante emocionada com a presença de parte do corpo discente da UFAL. "Minha relação com os alunos é o que dá `gás' para dar aula.", ressaltou a professora.
Despedida em grande estilo
O I ERERP-NE foi encerrado neste domingo (3) com uma feijoada e muito samba no Centro de Vivência da Universidade Federal da Paraíba, depois de três dias de agitação. O evento que contou com a presença de grandes profissionais da área, marcou a vida de estudantes como David Johnson, do primeiro período de Relações Públicas da UFPB. Residente em Sapé, David declarou que sua mãe não queria que ele viesse, mas sendo uma oportunidade única, optou por não perdê-la.
A estudante Anna Luiza Vasco da UFAL também levará lembranças para casa. “O ERERP-NE serviu de exemplo e quem sabe possamos realizar o próximo em Alagoas”, concluiu a congressista.
Diante de tantos contrastes, o ERERP-NE conseguiu reunir pessoas que nunca antes haviam se encontrado e conviveram por três dias de forma harmoniosa. Para Caio Henrique, um dos organizadores do evento, “o encontro promoveu a interação entre realidades diversas e atendeu as expectativas dos congressistas”.
Fonte: site do ererpne