Estudantes de arquitetura projetam polo industrial em assentamento

Professor Alexandre Toledo (o segundo em pé à esquerda) e os estudantes de arquitetura

Roberta Batista – estagiária de Jornalismo

Desde março deste ano, 17 estudantes da disciplina Projeto de Arquitetura 4, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação do Professor Alexandre Márcio Toledo, coordenador do mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado, participam de um projeto de extensão no Assentamento Zumbi dos Palmares, no município de Branquinha. O convite partiu da arquiteta da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Cristina Lira Gameleira, e tem como base a aplicação dos princípios da Economia de Comunhão.

A primeira etapa de atuação dos estudantes consistiu em duas visitas ao assentamento, que resultou no levantamento físico e fotográfico dos edifícios da escola, sede comunitária, casa de farinha e igreja. Em seguida, os estudantes elaboraram projetos visando proposição de alternativas para melhoria do desempenho ambiental e espacial dos edíficios visitados.

Na segunda etapa do projeto, a turma foi à Universidade Federal de Pernambuco para assistir à palestra do professor Luigino Bruni, da Universidade de Bicocco, Milão, realizada em 27 de abril. Durante essa viagem de estudos ainda visitaram a fábrica de bolsas de Polo Industrial Ginetta, no município de Igarassu.

O próximo objetivo será desenvolver parte do projeto do Polo Industrial do Assentamento, o qual envolverá o planejamento dos galpões industriais para as instalações de uma fábrica de bolsas e doces caseiros do Assentamento. Essa parte do projeto constituirá o produto final da segunda unidade da disciplina.

Ainda em fase de expansão, o projeto contará em breve com o professor de Urbanismo da FAU, Augusto Aragão de Albuquerque, que ficará responsável pelo desenvolvimento do plano diretor do Assentamento.