Expofísica atrai centenas de alunos do ensino médio para a universidade

Alunos do ensino médio visitam Expofísica na Ufal

O Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas está realizando, entre os dias 27 e 29 de maio, a sétima exposição pública - Expofísica 2009. Estão sendo apresentados trabalhos da graduação e pós-graduação, para a comunidade acadêmica e para alunos do ensino médio das escolas de todo Estado.

Inscreveram-se para visitar os stands cerca de 900 alunos, de 12 escolas de ensino médio, que serão divididos em turmas de 75 alunos para a visitação.  A 7ª edição traz três novidades: a presença de três stands de física aplicada com os temas "A Física do Corpo Humano", "A Física dos Esportes Radicais" e "A Física da Música"; a mostra de experimentos didáticos; e a realização de experimentos com o uso de lasers, além das palestras ministradas por professores do Instituto. O evento vai contar ainda com a presença do Clube de Astronomia, da Usina Ciência, que promoverá observação dos astros e outras atividades, comemorando o Ano Internacional da Astronomia.

O principal objetivo do evento é apresentar o Instituto de Física da Ufal à comunidade, oferecendo aos alunos do ensino médio, principalmente, a oportunidade de desenvolver, juntamente com os estudantes da universidade, diversas atividades extracurriculares, com base nas informações sobre as novas perspectivas em Ciência e Tecnologia na sociedade moderna.

Para a coordenadora do evento, professora Maria Tereza de Araujo, esse interesse pela exposição é despertado pela necessidade de mais informações sobre a disciplina. “Alunos do ensino médio têm uma grande carência relacionada com temas da Física Moderna e suas contribuições ao nosso cotidiano. Esperamos, portanto, despertar a curiosidade científica e suprir espaços não preenchidos com os conteúdos programáticos desenvolvidos nas escolas de origem”, afirma a coordenadora da Expofísica. “Acreditamos, ainda, que a nossa comunidade não está bem informada quanto à profissão de Físico atualmente no país, nem do poder interdisciplinar inerente à Física em diversas áreas de atuação”, acrescenta.

As explanações duram cerca de 20 minutos e serão realizadas nos seguintes horários: de 8h às 12h, das 10h às 12h, das 14h às 16h e das 16h às 18h. Informações no IF pelo telefone: 3214-1433 ou 3214-1425.