LCCV recebe visita de representantes da Sun Microsystems

Os visitantes conheceram as instalações físicas do Laboratório de Computação Científica e Visualização da Ufal e acompanharam a obra da Rede Temática de Computação Científica e Visualização do Projeto Galileu.


- Atualizado em
Técnicos da Sun em visita à obra da RTCCV
Técnicos da Sun em visita à obra da RTCCV

Representantes da empresa Norte-Americana Sun Microsystems visitaram, semana passada, as instalações físicas do Laboratório de Computação Científica e Visualização da Universidade Federal de Alagoas (LCCV-Ufal) para realizar um acompanhamento técnico das obras da Rede Temática de Computação Científica e Visualização, que faz parte do Projeto Galileu.

A Sun, através do Projeto Galileu, trabalhará junto a cinco universidades realizando treinamentos para formação de mão-de-obra qualificada, implementando a estrutura de hardware com tecnologias de computação de alto desempenho – High Performance Computing (HPC) – para os clusters e ambientes de visualização e sistema de ar condicionado.

O Projeto Galileu da Petrobrás engloba, nessa primeira fase, uma rede de cinco instituições de ensino superior formadas pelo Instituto de Tecnologia Aeronáutica (Ita), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de São Paulo (Usp). Cada instituição trabalhará em diferentes linhas de pesquisa e juntas formarão uma das maiores redes de computação do mundo, que dará suporte à indústria petrolífera, através da simulação e solução de desafios na exploração da camada pré-sal.

Leia também: Rede de pesquisa tentará simular os desafios do pré-sal

Brasil é o 13º entre os maiores produtores de conhecimento