Polo Penedo oferece cursinho pré-vestibular e realiza encontro de turismo
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista e Roberta Batista – estagiária de Jornalismo
Numa iniciativa de alunos do Curso de Engenharia de Pesca do Polo Penedo, teve início em abril, o segundo ano do cursinho pré-vestibular que selecionou, dentre os 240 inscritos, 100 estudantes oriundos de escolas da rede pública daquele município e de comunidades vizinhas.
O pré-vestibular funciona na sede do pólo, com duas turmas no horário noturno, e objetiva preparar os estudantes de Penedo para o Processo Seletivo da Universidade Federal de Alagoas. A disputa principal é pelo PSS do campus do interior, que oferta à comunidade da região agreste 16 cursos de graduação.
A professora Taciana Kramer, coordenadora do curso de Engenharia de Pesca, informa que no PSS de 2008, o cursinho resultou em aprovações de candidatos tanto no Polo Penedo como em Arapiraca. “As aulas são ministradas pelos alunos do polo e este ano nós, do corpo docente, estamos dando suporte a essa iniciativa”, disse Taciana.
Outra atividade promovida pelo Polo Penedo, em plena atividade, são os cursos de extensão em inglês e espanhol básico, iniciados em março contemplando 25 estudantes universitários em cada disciplina.
Funcionando em módulo, os cursos vêm dando a oportunidade para os estudantes conhecerem a língua estrangeira, trabalhando e interpretando textos, pois nas suas respectivas profissões irão necessitar, cada vez mais, de dominarem um idioma, além do português.
Implantados para contribuir com o desenvolvimento na região do Baixo São Francisco, os cursos de Turismo e Engenharia de Pesca vêm consolidando o Polo Penedo como vetor de crescimento do Estado de Alagoas nessas áreas, promovendo atividades de pesquisa e extensão envolvendo a comunidade local.
Encontro Internacional
Numa realização do curso de Turismo e dentro da política de cooperação internacional da Universidade Federal de Alagoas com a Universidade de Girona, da Espanha, a cidade de Maceió sedia no dia 27 de maio o I Encontro Internacional da Ufal – Polo Penedo que tem como tema “Turismo, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano”.
A professora Silvana Perillo, docente do curso de Turismo e coordenadora do evento, informa que o I Encontro se realizará no Campus Maceió e é destinado a professores e alunos de Turismo, Administração, Geografia e demais áreas afins.
O encontro também é aberto a gestores públicos e pessoas envolvidas com políticas voltadas para área de turismo. “Um dos objetivos do evento é construir uma análise da administração pública de turismo e o atual Programa de Regionalização e do Turismo – Roteiros do Brasil e os Arranjos Produtivos Locais (APLs), no Estado de Alagoas”, informa a coordenadora.
Laboratórios
Na área de Engenharia de Pesca, até julho o Polo Penedo vai disponibilizar para o Estado o primeiro Laboratório de Análise Bromatológica e Genética de Peixe da região. O laboratório se constitui em um importante espaço de pesquisa científica no Baixo São Francisco não só contribuindo para formação acadêmica dos alunos, mas para a economia local.
Através do Polo Penedo, a Universidade Federal de Alagoas está participando do projeto Habitats, que envolve instituições de ensino superior do país como pesquisadoras para em diferentes áreas com financiamento da Petrobrás. O Polo Penedo e Universidades Federais de Pernambuco e de Campina Grande são as responsáveis pelos estudos sobre invertebrados bentônicos.