Professor de Medicina Veterinária coordena o projeto Carroceiro Legal

Carroceiros recebem orientações

Sob a coordenação do professor Pierre Escodro, de Medicina Veterinária da Ufal, está sendo realizado, desde março de 2009,  o Projeto “Carroceiro Vet Legal-Fase I”. O projeto de extensão, que envolve a sociedade de Maceió e Viçosa, visa o respeito social e a cidadania, além de estudar a questão sócio-econômica dos carroceiros. As atividades são efetuadas pelos alunos de Medicina Veterinária, do polo Viçosa, e se prolongam até março de 2010.

Já foram realizadas palestras e apresentações com o intuito de disseminar as condições sanitárias e as possíveis doenças infecto-contagiosas e parasitoses que os animais estão sujeitos. Os trabalhos acontecem em locais variados nas cidades de Viçosa e Maceió, conforme demanda de animais nas comunidades carentes, e já têm apresentado resultados, como a diminuição do acúmulo de entulho nas áreas públicas.

Além disso, o projeto inclui também um programa de cursos básicos, que beneficiará cerca de 120 pessoas, e conta com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Núcleo de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal de Viçosa, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado de Alagoas, Laboratório para Diagnóstico de Mormo, Curso de Medicina Veterinária do Cesmac, dentre outros.

Prêmio

Recentemente, o professor Pierre Escondro, que orientou o resumo expandido “Trombose Aorto-Ilíaco em égua de Pólo: Sinais Clínicos Semelhantes à Mieloencefalite Protozoária Equina (EPM) – Relato de caso”, ganhou o prêmio de “Melhor Resumo Expandido na Área de Medicina Veterinária” do IV Simpósio Internacional do Cavalo Atleta, da Universidade Federal de Minas Gerais.