Professores recebem certificado de capacitação em Direitos Humanos

Mesa da solenidade de conclusão

Lenilda Luna - jornalista

A Rede de Educação em Direitos Humanos  realizou uma solenidade para a entrega dos certificados aos 151 professores da rede básica de ensino de Maceió que participaram do curso de capacitação em Direitos Humanos, iniciado em agosto do ano passado. A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório Nabuco Lopes, no Campus A. C. Simões.

Participaram da solenidade, que foi presidida pelo vice-reitor Eurico Lôbo, as seguintes autoridades: o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra; o presidente da comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Judson Cabral; o representante do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Fernando Teles; a professora Mônica Regina Nascimento, representando a Secretaria Municipal de Educação; Gildo Santana, conselheiro do Instituto Silvio Viana; e a professora Mara Rejane Ribeiro, coordenadora estadual do curso de capacitação de Educação em Direitos Humanos.

O orador da turma, Marcus Swel Brandão, destacou a importância de disseminar a cultura de respeito aos direitos humanos na rede pública de ensino e em toda a sociedade. Ele homenageou nomes que são referência na luta pelos direitos humanos, como Maria da Penha que, depois de ficar paraplégica em consequência de agressões domésticas, lutou para que o Congresso Nacional aprovasse uma lei mais rigorosa para a punição de agressões às mulheres. Swel lembrou ainda a memória do vereador Renildo dos Santos, assassinado em Coqueiro Seco, vítima de homofobia, do professor Paulo Bandeira, assassinado em Satuba por ter denunciado recursos do Fundef, e Zumbi dos Palmares. "Esse negro teve a coragem de se levantar pela liberdade em uma terra de coronéis e marechais", lembrou o aluno.

O vice-reitor, Eurico Lôbo, expressou a satisfação da universidade em ter sido parceira na realização do curso e destacou a importância de se buscar uma cidadania plena. "Precisamos estar vigilantes para que os direitos fundamentais sejam reconhecidos. Queremos ver essa rede de cidadania presente em todos os municípios alagoanos, para, quem sabe num futuro próximo, os direitos humanos sejam efetivamente respeitados e ninguém mais se sinta discriminado, ultrajado, agredido, por suas posições sócio-econômicas, ideológicas, religiosas, por questões de raça ou de opção sexual", disse o vice-reitor.

A rede

A Capacitação de Educadores da Rede Básica de Educação em Direitos Humanos é operacionalizada pelas Pró-Reitorias de Extensão de 15 estados brasileiros que tiveram uma pontuação muito baixa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Alagoas, na última pesquisa realizada em 2007, apresentou a nota 3,3, muito distante ainda dos 5,0 pontos obtidos pelo Distrito Federal, com a maior média nacional.

Durante os estudos na etapa de Maceió, os professores capacitados receberam propostas para realizar um projeto de intervenção em seus respectivos locais de atuação. Vários temas foram sugeridos pelos orientadores, entre eles, está a presença dos Direitos Humanos no projeto político pedagógico, a valorização das diversas manifestações culturais e o respeito à diversidade.

Nos dias 22, 27 e 30 será a vez dos polos de Santana do Ipanema, Porto Calvo e Arapiraca, respectivamente,  realizarem a solenidade de encerramento do curso. São mais de 400 professores capacitados nos quatro polos.

Aprendizado

“No curso tivemos um amplo conhecimento de Direitos Humanos e, hoje, podemos discutir o tema de forma mais substanciada. Temos que ter o senso crítico no cotidiano”, diz Tatiana Bóia, aluna de Serviço Social.  Já a cursista Solange Goes ressaltou a importância da atuação dos Direitos Humanos não apenas quando se comete uma infração, mas no dia-a-dia.

“Temos a possibilidade de repassar o conhecimento que adquirimos durante esse tempo em que investimos no curso para outras pessoas”, complementou Milany Oliveira, estudante de Serviço Social e concluinte do curso.

”Os Direitos Humanos dizem respeito a um conjunto de direitos que visam atender às necessidades de todos os seres humanos; sem eles, não seria possível viver com dignidade”, conclui Jediane Freitas, uma das concluintes do curso.