Projetos de extensão são apresentados em seminário nacional


- Atualizado em

O projeto de extensão “Educar para Produção é Papel da Universidade” será apresentado no Seminário Nacional de Cultural e Extensão Universitária, que acontece entre os dias 20 e 23 de maio, em São João Del Rei, Minas Gerais.

O evento faz parte do Programa de Extensão Universitária (Proext Cultura), do Ministério da Cultura, realizado com a colaboração da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del Rei (FAUF), apoiando com até R$ 30 mil - projetos culturais de extensão universitária realizados em instituições públicas voltados à inclusão social e que contribuam para a implementação de políticas públicas culturais.

Anna Rodrigues, produtora cultural da Ufal e coordenadora do projeto, será responsável pela a apresentação e difusão das idéias do programa. O projeto consiste em realizar cursos, palestras, ciclos de debates e consultorias em projetos culturais de forma inteiramente gratuita, que tem como objetivo desenvolver a cultura alagoana e gerar novos projetos culturais, através da capacitação e atualização do conhecimento de artistas, alunos e professores de arte, produtores e gestores culturais, discutindo sobre o papel da Ufal, do Governo, dos atores da arte e da sociedade civil.

Os resultados perpassam pela formação Fórum de Discussões sobre Produção Cultural em Alagoas, a consolidação do papel da coordenação e também publicações de periódicos, com distribuição gratuita. Faz parte desse programa, projetos de grande sucesso como “Curso de elaboração de projetos culturais” e “Ciclo de Debates: e a cultura alagoana, como está?”, que obtiveram grande êxito em suas execuções, este último trouxe a Maceió nordeste, Tarciana Portela representante do Minc no nordeste.

Outras ações no sentido da formação cultural serão desenvolvidas durante todo o ano de 2009. Capacitações em produção cultural e palestras abertas com convidados sobre produção cultural são alguns dos próximos projetos para este ano.

Participam também do evento os projetos da professora de arquitetura Josemary Ferrare – "Inventário Arquitetônico do município de Porto de Pedras-AL, (Re) fazendo doces de caju em Ipioca-Maceió" – e do professor Sérgio Onofre, do Polo Penedo – "Restaurando um ícone imagético em Ipioca: a igreja de Nossa Senhora do Ó".

Leia também: Especialista em derivados da cana-de-açucar da Ufal participa de Congresso Brasileiro