Santander concede mais bolsas e inclui a Ufal em projeto na China

O Programa Conexão dos Saberes foi contemplado com mais 10 bolsas pelo Programa Santander Universidades, a serem destinadas para alunos da graduação. A Ufal também passa a fazer parte de um projeto-piloto de intercâmbio a ser desenvolvido este ano na Universidade de Xangai, na China.

Assinatura do Acordo Marco

Diana Monteiro – jornalista

O Programa de Extensão Conexão dos Saberes foi contemplado com mais 10 bolsas pelo Programa Santander Universidades, a serem destinadas para alunos de baixa-renda da graduação. No Processo Seletivo Seriado (PSS) de 2008, o cursinho pré-vestibular comunitário foi o segundo da capital em número de aprovados para a Ufal, superando vários cursinhos particulares bastante conhecidos.

A Universidade Federal de Alagoas também passa a fazer parte de um projeto–piloto de intercâmbio a ser desenvolvido entre julho e agosto deste ano, na Universidade de Xangai, na China. O projeto ocorrerá durante três semanas e a Ufal se fará representar por dois alunos de graduação, a serem selecionados pela Pró-reitoria Estudantil até o próximo mês de junho.

O anúncio das novas bolsas e do convite à Ufal para integrar a comitiva que irá a China, foram feitos pelo vice- presidente nacional do Programa Santander Universidades,  Jamil Hannouche, na última sexta-feira, 15,  durante a assinatura do  convênio de colaboração acadêmica entre o  Banco, a Universidade Federal de Alagoas  e  Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

A solenidade, presidida pela reitora Ana Dayse Dórea, contou com a participação do diretor da Fundepes, Roberto Jorge Vasconcelos, do reitor honorário da Universidade de Salamanca (Espanha), Ignácio Berdugo, do gerente do Santander Universidades, Marcelo Vulcano, e Celso Luiz Romeiro, gerente da agência Santander, no Campus A. C. Simões.

Os representantes do Banco Santander vieram à Ufal também para inaugurar o Espaço Digital Santander Universidades, localizado na Biblioteca Central. O espaço é dotado de uma sala com moderna infra-estrutura laboratorial de informática que amplia o acesso da comunidade acadêmica ao mundo digital. Esta iniciativa do Programa já abrange 30 instituições de ensino superior em diferentes regiões do Brasil

Ao estreitar ainda mais as ações com a Ufal, o Santander Universidades reforça o papel do programa de investimento em educação, que se consolida como um dos mais abrangentes de apoio ao ensino superior não só Brasil, mais em diversas universidades do mundo.

Denominado de acordo marco, o convênio de colaboração acadêmica assinado na última semana proporcionará iniciativas como Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional, com a concessão de 10 bolsas luso-brasileiros para intercâmbio cultural em universidades portuguesas; implantação do Cartão Universidade, destinado à área de segurança da Ufal; Cátedras para capacitação do corpo docente; apoio à IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas; e Espaço Digital Santander Universidades.

O convênio também contempla atendimento diferenciado à comunidade acadêmica de uma forma geral, dispondo de duas modernas agências bancárias, uma inclusive com Espaço para alunos,  e parceria com a Fundepes para prestação de serviços de Folha de Pagamento, com benefícios exclusivos.

Berdugo ressalta ações da Ufal

O reitor Ignácio Berdugo disse na oportunidade que acreditava na educação como um motor de desenvolvimento de um estado, de uma região e de um país e fez elogios à visão de futuro da atual gestão da Ufal na busca, a cada dia, pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

“O Brasil me impressiona pelas pessoas, e Alagoas tem o privilégio de ter uma reitora que se tornou um símbolo de determinação, não só nesse Estado, como também nesse país”, disse Berdugo, dirigindo-se  à Ana Dayse.

Dizendo ser um momento de muita alegria para o Santander Brasil, Jamil Hannouche enfatizou as iniciativas da Ufal na execução de projetos acadêmicos de grande relevância para a sociedade. “Não resta dúvida de que todas as iniciativas para desenvolvimento da Universidade Federal de Alagoas, deve-se à extraordinária liderança da reitora Ana Dayse, que administra esta instituição com visão de futuro. Aproveito esse momento reitora, para convidá-la a participar, em maio do próximo ano, em Guadalajara, México, de um encontro que discutirá  a Educação Superior”, enfatizou o vice-presidente do Santander Universidades.

A reitora Ana Dayse ressaltou o papel importante do Santander dizendo que o banco tem a compreensão da sua responsabilidade social não apenas no Brasil, mas também no mundo e agradeceu a mais essa oportunidade que a Ufal estava tendo enquanto integrante do Grupo Universia.

Ana Dayse informou que 45,7% dos aprovados no PSS 2008 são oriundos da escola pública e esta realidade é resultado do grande trabalho que se vem fazendo para o acesso ao ensino superior público e de qualidade. Citou como exemplos o Sistema de Cotas e a expansão da Ufal para o interior do Estado. “Hoje é um dia que ficará na história da Ufal e do Santander, parceiro importante no engrandecimento desta instituição”, acrescentou Ana Dayse.

O diretor da Fundepes Roberto Jorge Vasconcelos falou do quanto se sentia honrado em participar daquele momento histórico. “É visível o compromisso que a atual gestão da Ufal tem com o desenvolvimento do Estado de Alagoas”, enfatizou Roberto Jorge.

Leia também: Inscreva-se na 5ª edição dos prêmios Santander até 23 de agosto.