Sistema de Radar Meteorológico da Ufal é apresentado em Moçambique
O Professor Ricardo Sarmento, diretor do Sistema de Radar Meteorológico da Ufal, está em Maputo, onde apresenta nesta sexta-feira, 22, o projeto de aplicação da informação do radar meteorológico para previsão do tempo a curto prazo, no Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique.
- Atualizado em
O Sistema de Radar Meteorológico do Estado de Alagoas é um mecanismo importante na previsão meteorológica, sobretudo para sectores como a prevenção civil, recursos hídricos e atividades econômicas, incluindo transportes marítimos, cargas e descargas de material sensível nos portos e atividades agrícolas, como, por exemplo, a cultura da cana-de-açúcar.
Histórico do Sirmal
Em 1995, iniciou-se no Departamento de Meteorologia da Universidade Federal de Alagoas, um projeto de implantação de um radar meteorológico. Em 2001, com o apoio do Sindicato dos Usineiros do Estado de Alagoas, finalmente foi transferido para Maceió um Radar banda C, fruto de um convênio de cooperação científica e tecnológica entre a Ufal e o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp-Bauru.
A implantação de um Radar Meteorológico no litoral de Alagoas foi o princípio de um projeto de pesquisa pioneiro na Região Norte-Nordeste do Brasil, onde a precipitação é a variável climática mais importante. Esse radar fornece informações para pesquisas, monitoramento operacional dos campos de precipitação e infomra ao setor produtivo da região, boletins sobre o campo de chuvas, com a finalidade programação de atividades de campo.
O radar instalado em Maceió é um radar banda-C WR-110-5/EEC, implementado com um sistema eletrônico de digitalização do sinal radar (Sistema SASSANDRA) e de códigos pertinentes, desenvolvidos pelo Laboratório de Aerologia - Université Paul Sabatier - França.