Ufal adota Enem em 2009 só para vagas remanescentes e extingue o PSS 1


- Atualizado em
Reitora Ana Dayse, presidente do Consuni
Reitora Ana Dayse, presidente do Consuni

As vagas que sobrarem do PSS Geral de 2009, que vai ocorrer em novembro próximo, vão ser destinadas aos estudantes que farão o novo Enem e não mais serão abertas inscrições para o PSS 1 este ano. Estas são as mudanças imediatas no vestibular da Ufal aprovadas pelo Conselho Universitário (Consuni) em reunião extraordinária, durante cinco horas, na tarde dessa quinta-feira, 21 de maio.

No vestibular 2009, serão preenchidas as vagas remanescentes de todos os cursos e de todos os campi da Ufal (Maceió, Arapiraca e Sertão), com as notas do Enem, que divulga seu resultado em janeiro de 2010, mesma data que a Ufal divulga seu resultado. Este ano, serão realizados os PSS 2, PSS 3 e PSS Geral no modelo atual.

"Estamos dando resposta a uma ansiedade enorme dos estudantes do ensino médio e suas famílias, após muita discussão com todos os setores na área de educação desse Estado", afirmou a reitora Ana Dayse Dorea, presidente do Consuni, ao final da reunião que aprovou a proposta com os votos da maioria dos conselheiros.

Para o vestibular do próximo ano, em 2010/2011, a Ufal não abrirá inscrição para o PSS 1 e PSS 2 e todas as vagas, de todos os cursos e em todos os Campi,  serão preenchidas pelo PSS 3 e Geral. Em 2011/2012, a Ufal migrará para o Sistema de Seleção Unificada (Novo Enem), incorporando as políticas afirmativas e da interiorização.

Ficou definido pelo Conselho Universitário que será formada uma comissão técnica para acompanhamento e avaliação dos processos seletivos, visando o aperfeiçoamento contínuo do exame de ingresso na Ufal. "Isto significa que a discussão continuará a ser feita até 2012, quando então a instituição migrará para a seleção unificada", disse a reitora Ana Dayse.

Assista à vídeos sobre a adesão da Ufal ao novo Enem: na TV Pajuçara e na TV Gazeta

Veja também a entrevista de José Carlos, da Copeve, sobre o novo Enem