Ufal em Defesa da Vida debate homofobia

Mesa-redonda sobre homofobia

Jacqueline Freire - jornalista

Estudantes de Pedagogia acompanharam na manhã desta quinta-feira, 21, mais uma atividade do Programa “Ufal em defesa da vida”. A mesa-redonda “Violência e homofobia: as duas faces da mesma moeda?” foi uma iniciativa do Grupo Gay de Alagoas, em parceria com as Pró-reitorias de Extensão e Estudantil, a fim de mostrar diagnósticos relevantes sobre a homofobia.

Presente no debate, o presidente do GGAL, Igor Nascimento, tratou sobre o tema “Diversidade Sexual e homofobia no Brasil: intolerância e respeito às diferenças sexuais”. Ele lembrou da importância de programas governamentais como o “Brasil sem homofobia” e da necessidade de haver maior apoio dos dirigentes do Estado, já que “muitas vezes as vítimas de atitudes homofóbicas são agredidas por quem deveria defendê-las, como a própria polícia”.

A atitude, segundo Igor Nascimento, parte dos próprios homossexuais em lutar por seus direitos. Ele lembrou ainda de duas travestis que ele convenceu a voltar a escola. “Apesar de toda a violência física e psicológica, os homossexuais devem lutar por seus direitos, conhecer as leis e participar ativamente de grupos e instituições sociais”, incentiva.

Durante o evento, foi apresentado ainda o projeto de Mestrado "Purpurina na Terra do Cangaço", da mestranda do Cedu, Maria Alcina Ramos de Freitas. O objetivo das atividades é criar uma parceria com a comunidade acadêmica para investigação e observação da violência contra homossexuais, além de promover espaços de discussão e estudos a partir de dados levantados.

Próxima atividade

O Movimento Ufal em Defesa da Vida vai realizar uma mesa-redonda com o tema "Violência e Segurança Pública em Alagoas: desafios e possibilidades", no dia 28 de maio, às 9h, no auditório da Reitoria. Os palestrantes serão Pedro Montenegro, coordenador do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos; e o juiz Manuel Cavalcante, presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública de Alagoas.