Ufal se consolida às margens do Velho Chico
- Atualizado em
Diana Monteiro – jornalista e Roberta Batista – estagiária de Jornalismo
O Polo Penedo tem cerca de 300 alunos, distribuídos em quatro turmas de Engenharia de Pesca e três de Turismo. Em 2011, o curso de Engenharia de Pesca formará os primeiros profissionais dessa área no Estado. Já em 2010, a Ufal colocará à disposição do mercado de trabalho a primeira turma de turismólogos, como são denominados os graduados em Turismo.
Instalado em um prédio doado pela prefeitura, onde funcionou uma escola de pesca, o polo está localizado às margens do Velho Chico, na cidade histórica de Penedo, e é um dos três da interiorização da Universidade Federal de Alagoas. O prédio está sendo ampliado com recursos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universdades Federais (Reuni) e vem se estruturando para oferecer aos seus alunos uma boa formação acadêmica e profissional.
Parcerias em pesquisa e extensão
Desde a sua instalação, em 2006, o polo vem desenvolvendo diversas pesquisas, integrando professores e alunos, além de parcerias com a prefeitura e comunidade locais, instituições de ensino superior de Alagoas e de outros estados. Uma das parcerias é com a Codevasf, que disponibiliza o Centro de Referência em Aquicultura (Ceráqua) para estudos práticos do curso de Engenharia de Pesca.
O curso de Turismo, segundo o coordenador, Marcelo Ribeiro, realiza um projeto de pesquisa em que se compara os municípios de Penedo e Lençóis (Bahia) que estão incluídos no Programa Monumenta, do Governo Federal, com Piranhas (Alagoas) e Rio de Contas (Bahia) que não estão incluídos no Programa. a pesquisa conta com a participação do pólo Penedo, inclusive com um aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Ufal. No Brasil são 23 municípios integrando o Monumenta.
Um Projeto sobre Patrimônio e Material, tendo como campo de atuação os municípios de Penedo e Coruripe, foi concluído em 2008 e contou com participação de uma aluna bolsista do Pibic.
Na área de extensão, estão em fase de execução os projetos Cinearte Popular e Memória do Teatro Alagoano, coordenados pelo professor Sérgio Onofre. “Pretendemos estender esses projetos também ao campus Maceió e à comunidade em geral”, enfatiza Sérgio que é coordenador do polo.
Engenharia de Pesca
Tendo como principal campo de pesquisa a região do Baixo São Francisco, o Polo Penedo vem realizando estudos sobre a “Cadeia Produtiva da Tilápia”; “Cultivo de Matrinxã e Tambaqui”; “Cultivo de Surubim”; e “A Estatística Pesqueira e Seletividade de Apetrechos de Pesca no Baixo São Francisco”.
O professor Emerson Soares, que já coordenou o curso de Engenharia de Pesca, informa que os estudos científicos são desenvolvidos em sete laboratórios instalados no Polo. “O curso dispõe do Laboratório de Água, Cultivo e Análise (Lacua); Laboratório de Carcinologia; Laboratório de Informática, Laboratório de Impactos do meio–fauna; Laboratório de animais vivos; Laboratório Didático e Núcleo de Educação Ambiental. Em julho, estaremos inaugurando o Laboratório de Análise Bromatológica e Genética de Peixe”, diz Emerson.
“O curso de Engenharia de Pesca é um curso de muita atividade prática tanto em campo como em laboratório. Os alunos são interessados, têm vontade de aprender e a cada dia se envolvem em pesquisas e ações promovidas pelo polo visando uma boa formação acadêmica e profissional”, enfatiza a professora Taciana Kramer.
Segurança
Para saber lidar diariamente com toda essa estrutura, em março último, o polo realizou um curso de Biossegurança. “O curso, destinado a técnicos e universitários, levou aos participantes o conhecimento das normas de segurança no uso dos laboratórios”, acrescentou o professor.
O curso de Biossegurança teve como local o Ceráqua, que se localiza em Itiúba, no município de Porto Real do Colégio. Coordenaram também o curso as professoras Denise Pinheiro, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), do Campus Maceió, Themis Silva, do Polo Penedo, e a técnica do Laboratório de Química daquele pólo, Nadjane Leite.
Leia também: Polo Penedo oferece cursinho pré-vestibular e realiza encontro de turismo