Escola Técnica de Artes sedia encontro nacional

Abertura do Encontro com a presença da reitora Ana Dayse

Durante os dias 30 de junho e 2 de julho, estiveram reunidos em Maceió os Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas as Universidades Federais, tendo como anfitriã a Universidade Federal de Alagoas através de sua Escola Técnica de Artes. O Encontro foi bastante diversificado – com palestras sobre formação de professores, elaboração de planejamento estratégico do Conselho Nacional dos Diretores de Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais (Condetuf); e reuniões das Câmaras de Ensino, Recursos Humanos e Planejamento e Orçamento – e de grande importância, pois além de prestigiar a Escola Técnica de Artes da Ufal, potencializou as relações entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e os Conselhos (Andifes e Condetuf), além de esclarecer as dúvidas em relação ao espaço jurídico que as Artes têm em outras Universidades. Durante o evento, foi realizado também o Fórum dos Gestores de Ensino (FGE).

A abertura teve a presença do presidente do Condetuf, professor Júlio César da UFRN; da reitora da Ufal Ana Dayse Dorea; do Pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra; e do diretor do ICHCA, Ronaldo Bispo. A reitora Ana Dayse Dorea destacou a experiência nova para a Ufal de manter uma Escola Técnica de Artes. "É uma experiência que vem dando certo", disse a reitora. Como vice-presidente da Andifes, a reitora vem solicitando da Associação um apoio maior para as Escolas Técnicas vínculadas as Ifes no país. Além disso, a abertura contou também com uma apresentação musical dos alunos do curso de Música da Ufal, sob orientação da Professora Fátima de Brito e também da apresentação do professor Tércio Smith.

“Durante esses dias, tivemos a oportunidade de fundamentar importantes decisões que devem ser tomadas em breve a respeito do setor de artes da Universidade. Saímos fortalecidos como Ufal e com ótimos frutos colhidos para realizarmos nosso sonho de sermos uma Unidade Acadêmica”, diz Nara Salles, diretora da ETA.

No país, existem 24 escolas técnicas das Universidades em diversas áreas, como: informática, agrícola, enfermagem. A Ufal é a única a oferecer o curso técnico de artes.

O III Encontro do Condetuf será em Natal, entre os dias 21 e 24 de setembro. Veja mais detalhes da programação do II Condetuf em anexo.