Mais de 300 mil alunos se inscreveram para o Enem

Apesar do novo Enem ainda não ter sido adotado como forma de acesso à Ufal, a Copeve recomenda que os alunos do Ensino Médio em Alagoas façam a inscrição. O Enem já foi adotado como processo seletivo por várias universidades em outros Estados. Além disso, as vagas remanescentes da Ufal serão preenchidas utilizando as notas do Enem.


- Atualizado em

Folha Online

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), até as 14h desta terça-feira -segundo dia de inscrições- o exame já registrava 305.022 inscritos. O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em 2009, servirá como forma de ingresso para boa parte das universidades federais do país.

De acordo com o MEC, o número supera a marca alcançada em 1998, quando foi realizado o primeiro Enem e no qual foram inscritos 157.221 inscritos em toda a edição. As inscrições para o Enem foram abertas ontem e seguem até as 23h59 do dia 17 de julho.

Nesta segunda-feira (15), o ministro Fernando Haddad (Educação) disse, em seu pronunciamento, que 42 das 55 universidades federais vão utilizar o exame para selecionar seus alunos, seja em 2009 ou nos próximos processos seletivos.

Inscrições

As inscrições, que devem ser feitas exclusivamente pela internet, vão até o dia 17 de julho para estudantes do ensino médio, e até o dia 19 de julho para quem já concluiu os estudos.

O candidato deve preencher um cadastro e uma confirmação será enviada ao e-mail do estudante.

Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos e ter concluído o ensino médio, seja em escola pública ou privada. Alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Já os que estudam na rede privada devem imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária.

Um Manual do Inscrito será enviado para a casa de cada um dos candidatos, pelos Correios, com um cartão de confirmação com as informações sobre datas, horários e locais de prova. O material também inclui um questionário socioeconômico que deve ser preenchido pelo estudante e entregue no dia e local da realização do exame.

Além de passaporte para ingresso em universidades federais, a partir deste ano o Enem também vai valer para certificação de conclusão do ensino médio. Para os alunos que estão fora da rede, o Enem vai substituir o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), cujo objetivo era avaliar as competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada.

O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h, com 180 questões de múltipla escolha. A divulgação dos resultados está prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2010.

Formato do exame

A prova terá 180 questões e tempo de duração total de 10h, distribuídos entre os dias 3 e 4 de outubro.

No primeiro dia 3 de outubro, haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 4h30 para resolver as questões.

No segundo dia 4 de outubro, serão aplicadas a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para a resolução dos exames.

Em 2008, o Enem teve recorde de inscrições, com 4.018.070. No ano anterior (2007), o exame recebeu 3,5 milhões inscrições.

Assista à matéria sobre o Enem em Alagoas.

Confira a posição da Ufal sobre o novo Enem aprovada no Conselho Universitário

veja ainda: Inep requisita apoio da Andifes nas inscrições do novo Enem

Leia também: Bolsas do Pibic na Ufal tiveram um crescimento de 14%