NIT participa de debate sobre propriedade intelectual na Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) irá promover o Seminário "Lei de Inovação e Propriedade Intelectual", sob coordenação do Núcleo Universidade do Futuro, nesta quarta-feira, 17, no mini-auditório Emil Burihan, na sede da entidade, das 8h30 às 11h.

A proposta faz parte da política nacional de incentivo à inovação científica e tecnológica, e em Alagoas está em tramitação uma lei para garantir a defesa da produção local. O evento serve para divulgar e discutir a política nacional de proteção à propriedade intelectual e sua importância no meio científico e tecnológico.

“Mas como fica a regulamentação da Universidade diante desse novo cenário?” será a abordagem dos palestrantes José Carlos Cressoni, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e Josealdo Tonholo, atuante em empreendedorismo inovador, interação Universidade-Empresa e incubadoras de empresas. O seminário é voltado a professores, estudantes pesquisadores e interessados.

Quando sancionada em Alagoas, a lei de proteção intelectual deverá proporcionar maior interação e cooperação entre instituições de pesquisa e empresas privadas, com a meta de aumentar a competitividade e a autonomia tecnológica do estado de Alagoas. A lei ainda irá proporcionar a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) com a participação de diversas instituições e empresas privadas.

A legislação federal de incentivo à inovação tecnológica foi criada em 2004 e, desde então, Estados e municípios vêm aderindo a esta linha política criando suas próprias leis, como já realizado em Campinas (SP), os estados de São Paulo, Amazonas, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.