Ufal e ISV realizam curso sobre controle social
- Atualizado em
Alunos da Ufal terão oportunidade de fazer um curso diferente nas férias de inverno. Fugindo um pouco da grade curricular tradicional, a instituição de ensino superior se uniu ao Instituto Sílvio Vianna e vai oferecer entre os dias 13 a 24 de julho o curso "Disseminadores de Cidadania".
O curso, segundo a organização do evento, contém palestras com promotores, procuradores, juízes e outros especialistas em áreas de gestão e orçamento público, licitações, corrupção e direitos humanos e o papel dos conselhos no controle das contas públicas.
Juntos, os temas trazem uma espécie de passo a passo para a cons-cientização do chamado "Controle social", que nada mais é do que o acompanhamento das contas públicas por parte da sociedade.
O controle social complementa o controle institucional feito por órgãos fiscalizadores como Controladoria Geral da União (CGU), Ministérios Públicos Estadual e Federal e Tribunais de Contas.
O curso é aberto ao público, mas a intenção da Ufal é que este seja destinado exclusivamente aos universitários. Esta será a primeira turma do curso.
"O pró-reitor de extensão Eduardo Lyra nos contactou, e mostrou interesse em montar um curso de férias, com ênfase no público universitário. A intenção é também a universidade interagir com a sociedade, e essa é uma boa oportunidade", conta o presidente do Instituto Sílvio Vianna, Pedro Girido.
Peso pesado
De acordo com a comissão organizadora do evento, as aulas são ministradas por especialistas como a procuradora da República, Niédja Káspary, e os chefes da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) em Alagoas.
Com o apoio da Ufal, o Instituto Sílvio Vianna levará o curso também para o interior do Estado. A primeira cidade será Palmeira dos Índios, programada para agosto. Em seguida, será a vez de Arapiraca.
Inscrições
As aulas, que nas turmas anteriores eram duas vezes por semana, serão ministradas de segunda à sexta-feira, no Espaço Cultural da Antiga Reitoria, na Praça Sinimbú, no centro, das 19h às 22 h. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas de 25 de junho a 10 de julho, pelo número da Proex 82.3214-1078 e 1134 .Vagas limitadas.
* Tribuna Independente, de 18 de junho de 2009