Um ano sem Macário
A missa em memória de João Macário de Omena será celebrada nesta sexta-feira, 12 de junho, às 17h, no Convento dos Capuchinhos.
- Atualizado em
João Macário faleceu em sua residência, na Rua Adauto Pereira, no Farol, enquanto dormia, no dia 12 de junho de 2008. Naquele período, Macário tinha assumido a pró-reitoria de Extensão e estava cheio de planos. Ele era médico formado pela Ufal, especializado em Medicina do Trabalho pela UERJ, em Geriatria e Gereontologia, em Gestão Hospitalar e Educação Médica. Professor da Ufal, Macário foi diretor do Hospital Universitário por três gestões. Entre os vários cargos que exerceu, foi secretário municipal de Saúde de Maceió e presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Segundo os amigos da universidade, Macário era uma pessoa ativa e muito brincalhona. Naquele dia ele estava na internet até tarde da noite, porque costumava enviar mensagens para os colegas.
Em homenagem ao amigo e integrante da Equipe, a reitora decretou luto de três dias na Universidade. "Além de um grande amigo, Macário sempre foi uma autoridade nessa universidade, por sua capacidade profissional e pela grande liderança que tinha", disse Ana Dayse há um ano, no dia do falecimento.
Os planos de Macário
Logo que foi empossado, no dia 1º de abril de 2008, o professor João Macário Omena concedeu uma entrevista para falar sobre os projetos à frente da Proex. Ele pretendia aumentar as ações de extensão dentro da Ufal, buscando sensibilizar professores, alunos e técnico-administrativos.
Para Macário, as inclusões nas ações extensivas eram fundamentais. “O conhecimento da realidade, das demandas e das desigualdades sociais devem acontecer ainda na formação acadêmica, para diminuir o “choque” após a conclusão do curso e a inserção no mercado de trabalho, que nem sempre é o mesmo do cenário idealizado pelos universitários”, disse ele naquela ocasião.
Leia a homenagem redigida pela reitora dias depois do falecimento de Macário