Bolsas de iniciação científica beneficiam alunos cotistas


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Lívia Santana – estagiária de Jornalismo

Em junho deste ano, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) enviou para o CNPq um projeto voltado para alunos cotistas. O objetivo foi angariar bolsas de iniciação científica destinadas especificamente para o público beneficiado com as ações afirmativas.

O resultado foi divulgado no último dia 13, e a Ufal foi contemplada com 22 bolsas para os cotistas. Como o número máximo de contemplações é 25, a Ufal foi uma das universidades onde houve maior aprovação. Agora, ao todo, a Ufal passa a ter 470 bolsas de iniciação científica.

“Este resultado só foi possível graças ao crescente número de Ações afirmativas e dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) que tem sido desempenhado na Ufal, com muitos elogios dos avaliadores externos”, afirma Silvia Uchoa, coordenadora de pesquisa da Propep.

O projeto de inserção na Ufal, através de cotas para negros e alunos de escolas públicas vai fazer cinco anos. Visando amenizar as desigualdades e facilitar o acesso ao ensino superior, a Ufal tem recebido cada vez mais alunos por meio do sistema de cotas.  Segundo Silvia, estes alunos têm um bom desempenho e, através das bolsas do Pibic, eles poderão estar cada vez mais inseridos nas atividades acadêmicas.

Antes, os cotistas já podiam participar das bolsas de iniciação científica, mas, com este projeto específico foram acrescentadas mais chances de inserção. “Não haverá diferenciação com relação aos outros alunos do Pibic, só no que diz respeito à seleção, pois este é um projeto destinado exclusivamente aos cotistas. O objetivo é incentivar a participação desses alunos de igual para igual” ressalta Silvia.

O edital estará disponível nesta quarta-feira, 22 de julho, para os professores inscreverem projetos já existentes ou de alunos que queiram iniciar novos projetos.

Intercâmbio

De agosto a setembro,  a Ufal receberá dois bolsistas de Iniciação Científica de Cabo Verde. São eles: Paulo Estevão Fernandes Pires e Jaquelino Lopes Varela.

Paulo cursa História, com foco em Patrimônio, e seu projeto é desenvolvido sob o tema “História, preservação do patrimônio, restauração”, sob a orientação da professora Josemary Omena Passos Ferrere.

Jaquelino cursa Biologia e o projeto selecionado é intitulado “Zootecnia, com ênfase em Pastagem e Forragicultura”,  sendo orientado pelo professor  José Teodorico de Araújo Filho.

Eles receberam bolsas de iniciação científica e ajuda de custo da Coordenação de Aperfeiçoamento e Pessoal de Nível Superior (Capes) para desenvolver atividades de pesquisa na Ufal e preparar-se para uma inserção no mestrado.