Ceaal se destaca em evento internacional de Astronomia

No ano Internacional da Astronomia, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas foi premiado como a entidade amadora que mais desenvolveu atividades no evento “As 100 horas da astronomia”, realizada no mundo inteiro, entre os dias 2 a 5 de abril.

Em Alagoas, as atividades foram coordenadas pelo diretor do Ceaal, David Duarte, além dos colaboradores como Romualdo Caldas, Severino Fidélis, David Duarte, Kizzy Resende, Edmilson Barreto, Simone Barros, entre outros.

Segundo mensagem enviada pelo comitê organizador do Ano Internacional da Astromomia, o Centro teve uma atuação de destaque na realização de atividades voltadas para a divulgação da astronomia. “Destacamos participação de vários membros do Centro nos programa Telescópios na Escola com trabalhos muito relevantes, sempre orientados pelo professor Adriano Aubert; a impecável organização do Enast em 2008; os projetos ‘Assim se vai aos Astros’ e as ‘Observações públicas do Ceaal’, de tanta utilidade ao povo alagoano; a recente fundação do ‘Observatório Astronômico Genival Leite Lima’, em Maceió, dentro de um complexo educacional que contém treze escolas públicas - algo inédito em todo o Norte e Nordeste brasileiro; e tantos outros feitos, incluindo agora também esta premiação nas 100 Horas de Astronomia, aliás mais do que merecida”, destaca o comitê.

Ainda segundo a mensagem do IYA Brasil, no Ano Internacional da Astronomia no Brasil, o Ceaal é uma das entidades mais atuantes. “Bem antes do início de 2009, o próprio Adriano desde meados de 2007, já participava da organização da Rede amadora para o IYA2009, como coordenador para o Nordeste”, dizem os organizadores.

A mensagem do IYA, parabenizando os colegas de Alagoas pela premiação, finaliza destacando a importância do trabalho do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas. “Esta é uma premiação que nos enche de satisfação e orgulho, e que faz justiça ao trabalho incansável do Ceaal nas áreas de divulgação e ensino da astronomia, assim como na pesquisa amadora, na região Nordeste e no País. Trata-se realmente de um clube que deve ser visto como um exemplo para todos os novos grupos amadores que ora se organizam no Brasil".

O clube de Astronomia de São Paulo também enviou mensagem parabenizando os alagoanos pela participação destacada. “Certamente é uma grande alegria para todos nós sabermos que o Brasil teve tamanha participação nas atividades das 100 Horas de Astronomia. Ficamos ainda mais honrados em saber que um clube brasileiro se destacou com tamanha magnitude. Nossos Parabéns a todos os integrantes do Ceaal, em nome do Casp e demais clubes que certamente se sentem abrilhantados em mais uma demonstração de que nosso pais está muito bem representado naquilo a que nos propusemos a fazer”, destaca Denis Zoqbi, do Clube de Astronomia de São Paulo.