CPT apresentou projeto no curso de Economia Popular
- Atualizado em
O curso de Economia Popular em Alagoas, que integrou a programação dos cursos de inverno, realizado no auditório do CSAU, até a última sexta-feira, 17, contou com uma forte participação camponesa.
O curso foi promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), e buscou analisar as experiências bem sucedidas e estimular o debate entre os acadêmicos e a sociedade.
A Comissão Pastoral da Terra de Alagoas foi convidada para participar da programação para apresentar a experiência da Feira Camponesa, um dos mais importantes projetos da CPT-AL, que possui 25 anos de atuação e serviços prestados às famílias camponesas. O coordenador estadual e historiador, Carlos Lima, contou um pouco da trajetória, objetivos, número de assentamentos e acampamentos envolvidos, além de apresentar fotos das edições realizadas.
Feira Camponesa
O projeto iniciou em outubro de 2004, com o objetivo de valorizar a cultura camponesa e gerar renda às famílias produtoras. A comercialização de produtos agroecológicos variados, de qualidade e preços acessíveis, estimulam a integração entre camponeses e consumidores, atraindo milhares de pessoas à feira, que também aproveitam para conferir o trabalho dos artistas locais, nas noites culturais.
O evento conta com duas edições anuais, a primeira no mês de junho e a outra em outubro. Possui uma infraestrutura diferenciada comparada a outras feiras que exaltam a reforma agrária no país, como a instalação de banheiros químicos, barracas padronizadas, praça de alimentação e palco.
A atividade destaca-se pela organização e integra o calendário de eventos da cidade. A próxima Feira Camponesa, edição nº 11, está prevista para acontecer no período de 13 a 16 de outubro deste ano, na Praça Afrânio Jorge (Praça da Faculdade) no bairro do Prado em Maceió-AL.
Leia mais sobre os cursos de inverno