Epeal apresenta centenas de pesquisas sobre educação

O IV Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas (Epeal), que será realizado até o dia 7 de agosto, no Campus Maceió da Ufal, apresenta trabalhos de pesquisa que tratam dos mais variados temas ligados às quatro linhas de pesquisa do Programa de pós-graduação em Educação do Cedu/Ufal.

Encontro acontece no Campus Maceió

O IV Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas (Epeal) segue até a sexta-feira, 7, reunindo pesquisadores de todo o país, além de estudantes dos cursos de licenciatura, professores, e consultores na área de educação. Mais de 200 trabalhos serão apresentados até o final da semana.

O grupo folclórico de coco de roda, Furacão, animou a abertura no teatro do Colégio Marista. Em seguida, o professor Alfredo Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco, dirigiu a conferência com o tema: As perspectivas atuais na pós-graduação em Educação.

Hoje e amanhã, haverá mesas e minicursos com os temas: Educação e Marxismo, Ensinar e aprender na EAD: dificuldades e superações, Profissão Docente: Temas atuais, Pesquisa Colaborativa na educação inclusiva, Trabalho Docente: desafios e perspectivas atuais, entre outros. Presenças confirmadas dos professores pesquisadores Rosana Givigi (UFS), Jarbas Santos Uitira (UFPel), Suzane Jimenes (UEC), Agnes Maria Gomes Murta (UFVJM) e José Manuel Moran (USP).

“A participação neste tipo de evento é não apenas importante e essencial a todos, mas como indispensável e obrigatório àqueles que estão em cursos de licenciatura, por conta da parte flexível do curso”, afirma o professor Eraldo Ferraz, um dos organizadores do Encontro.

EPEAL

O Epeal é um evento vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, promovido pelos discentes do Mestrado em Educação Brasileira e realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Em sua quarta edição, o Epeal vem se consolidando como uma estratégia de socialização e troca de experiências entre pesquisadores em educação com vistas a produzir significados sociais relevantes ao desenvolvimento da ciência e tem por objetivo aprofundar discussões sobre o aspecto situacional da educação no Brasil, no nordeste e em Alagoas como, também, divulgar as discussões teóricas e as pesquisas científicas produzidas pelos atuais e ex-alunos do programa, e dos demais pesquisadores em educação do nordeste e do Brasil.

Os participantes poderão fazer o credenciamento a partir da quarta-feira, no horário das 13h às 17h, no prédio anexo ao Cedu. Os participantes recebem certificado de 30h.

Informações e inscrições no site.