Fórum se mobiliza para salvar crianças cardiopatas


- Atualizado em

O Fórum em Defesa dos Direitos Sociais está se mobilizando para salvar a vida de Maria Clara, criança cardiopata internada no HU, que espera a intervenção cirúrgica há quatro meses. Outras crianças na mesma situação também estão sendo acompanhadas pelo Fórum.

A professora Valéria Correia afirma que o Fórum tem insistido para que se crie imediatamente em Alagoas um serviço de referência para realização de cirurgias cardíacas pediátricas em recém-nascidos no Estado. “Por não haver este atendimento local, em 2008 e nos primeiros dois meses de 2009, das 14 crianças nascidas cardiopatas com indicação cirúrgica atendidas no HU e Maternidade Santa Mônica, 8 foram a óbito”, diz Valéria.

Ainda segundo Valéria, no Plano Estadual de Saúde (PES) já estão garantidos recursos financeiros para o funcionamento deste serviço em Alagoas, pois a meta financeira para o ano de 2008 foi de um milhão e duzentos mil reais e de três milhões e seiscentos mil reais para o ano de 2009. “Isto indica que o serviço já deveria ter sido implantado evitando a morte das oito crianças acometidas de cardiopatia”, complementa a professora.

Veja matéria sobre o caso de Maria Clara.

Assista às matérias da TV Gazeta e da TV Pajuçara sobre Deivid, outra criança com cardiopatia.