HU recebe investimentos de R$ 590 mil em programa para economia de energia elétrica

Paulo Teixeira, diretor geral do HU

A Companhia Energética de Alagoas (Ceal) concluiu no início do mês a execução do Programa de Eficiência Energética (PEE) no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal. O programa é desenvolvido pela companhia desde 2001 e visa, além da conservação dos recursos naturais, o combate ao desperdício de energia elétrica, inclusive em instituições do poder público. No hospital foram investidos cerca de R$ 590 mil de recursos da companhia para substituição de lâmpadas, reatores, luminárias e aparelhos de ar condicionado. Com a medida, a expectativa é gerar uma economia de energia em torno de 928 MWh/ano no hospital.

Para marcar a conclusão do programa no HU foi realizada nesta quinta-feira, 23, às 9h30, em solenidade com as presenças de técnicos da Ceal, diretores do HU e representantes da Ufal. O Programa de Eficiência Energética da Ceal atende à Lei 9.991 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que exige das empresas concessionárias ou permissionárias de energia elétrica a aplicação do percentual de 0,5% da sua receita operacional líquida anual em programa dessa espécie. No caso da Ceal, o percentual representa R$ 3,5 milhões para investimentos nas atividades do programa.

De acordo com o coordenador do PEE na Ceal, Almir Pereira Menezes, depois de realizar o diagnóstico e cadastro dos equipamentos e isolar o hospital do restante da Ufal, foram substituídas no Hospital Universitário 5.577 lâmpadas ineficientes por outras cujo consumo é 20% menor; 2.988 reatores de elevadas perdas por similares de alto fator de potência; e 935 luminárias externas de vapor de mercúrio por similares que geram até 40% de economia no consumo de energia. Além da parte de iluminação, o programa permitiu a troca de 61 aparelhos de ar condicionado obsoletos, do tipo janela, por outros com selo Procel que reduzirão em torno de 25% o consumo de energia elétrica; e 72 aparelhos de ar condicionado tipo split por outros igualmente econômicos.

Na avaliação do diretor geral Paulo Teixeira, que viabilizou a parceria entre a Ceal e o hospital, o programa é de grande relevância social e para o desenvolvimento sustentável do Estado. “Através da substituição desses equipamentos e luminárias será possível alcançar significativa economia de energia no hospital e aumentar a produtividade das atividades dependentes de energia, com vantagens do ponto de vista econômico e ambiental” enfatiza.

Banco de Sangue do HU está com estoque em situação crítica

O Banco de Sangue do Hospital Universitário está com o estoque em situação crítica devido ao número insuficiente de doações. Com o estoque de sangue baixo há um mês, o hospital corre o risco de desmarcar cirurgias, como foi feito na semana passada com um paciente masculino, por falta de sangue tipo A negativo.

Nas duas últimas semanas o setor tem recorrido ao Hemoal e outros serviços para garantir sangue. Na semana passada foi feito um empréstimo de cinco bolsas de sangue para que o estoque no banco do HU não ficasse zerado. A maioria do sangue doado ao HU é destinado aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal, mas o paciente só se submete à cirurgia com a reserva de sangue compatível. Os profissionais do Banco de Sangue fazem um apelo à população para aumentar a doação, que é um procedimento indolor, seguro, rápido e que salva vidas.

A doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio sangue para beneficiar as pessoas que necessitam receber seus componentes por qualquer motivo. “Peço a toda a população que se mobilize e compareça ao hospital, pois a doação é um ato de solidariedade e de cidadania, sabendo que qualquer pessoa pode vir a precisar” alerta a médica que coordena o setor, Verônica Lima Guedes.

Os sangues que estão em mais carência no HU são os de tipo A e B positivo e O negativo. As doações podem ser feitas no Banco de Sangue do hospital no horário da manhã, das 7h às 11h.