José Marques de Melo lança livro em Maceió

O jornalista e pesquisador alagoano José Marques de Melo, um dos principais teóricos da comunicação no Brasil, lançou o livro ‘Vestígios da Travessia, da imprensa à Internet’, no Palácio República dos Palmares, na noite desta quarta-feira (22). A obra é uma autobiografia e conta a trajetória do profissional nos seus 50 anos de carreira.

Jornalista autografa livros em lançamento (Foto: Anny Rochelly)

Gazetaweb - colaboração de Anny Rochelly

Durante o lançamento, o escritor foi agraciado com uma medalha e uma placa de reconhecimento do Centro Cenecista, rede educacional que o jornalista fez parte ainda na infância, em Santana do Ipanema, sertão de Alagoas. Logo depois, uma mesa formada pelos professores do curso de Comunicação Social (COS), Jean Charles Zozolli e Magnólia Rejane, pela presidenta do Sindicato dos Jornalistas, Valdice Gomes, pelo coordenador do COS, Ricardo Coelho e pelo jornalista José Marques de Melo, debateu a extinção da obrigatoriedade do diploma de jornalismo pelo Supremo Tribunal Federal.

Aproveitando a oportunidade para a discussão, o pesquisador abordou temas como a qualidade do ensino de jornalismo nas faculdades e ressaltou a importância do estágio para o estudante de jornalismo. “Os estudantes devem cobrar um ensino de qualidade no ambiente de nível superior e a luta pela defesa do diploma deve continuar. O jornalismo deve ser exercido com base na experiência, competência, qualidade e responsabilidade”, destacou o jornalista.

Logo após a mesa, estudantes, profissionais da área de jornalismo e a sociedade em geral puderam autografar o livro ‘Vestígios da Travessia, da imprensa à Internet’, lançado pelo autor, num clima de muita descontração. A obra foi lançada pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) e pela Editora Paulus e conta com o prefácio do ex-companheiro de redação, o desembargador Antônio Sapucaia.

Leia mais sobre o autor e o livro.