Liberadas mais de 3 mil vagas de docentes e técnicos para as universidades federais


- Atualizado em

Fonte: Andifes

O Ministério da Educação (MEC) autorizou o provimento de 3.056 cargos nas 54 universidades federais do país. A portaria do MEC nº 653, de 2 de julho de 2009, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 6 de julho. De acordo com a portaria nº 175 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), publicada no dia 3 de julho, estão autorizados os provimentos de cargos destinados ao atendimento do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni) 2008/2009, ao Programa de Expansão das Universidades Federais 2008/2009 e Universidade Aberta do Brasil 2008.

Do total de 3.056 vagas, 1.727 são para docentes de 3º grau, 9 para técnicos nível B, 27 para técnicos nível C, 768 para técnicos nível D e 525 para técnicos nível E. De acordo com a portaria, para os cargos de Professor da Carreira de Magistério Superior, os provimentos devem ser realizados a partir de julho e para os cargos de técnico-administrativo, a partir de setembro.

A liberação das vagas atende a ofício enviado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) ao ministro da Educação, Fernando Haddad, no último dia 29. O documento manifestava a preocupação das Ifes em relação à necessidade de contratação de pessoal, principalmente devido ao exíguo prazo para o início das atividades acadêmicas do próximo período letivo.